Quarta-feira, 3 ago 2016 - 12h37
Por dat_20101218-171345.inc
O objeto foi detectado pelo coronógrafo grande angular LASCO C3 a bordo do telescópio espacial SOHO e ao que tudo indica é mais um fragmento da família Kreutz, composta de uma série de fragmentos de um grande cometa que se partiu há mais de 2 mil anos.
Nas próximas horas o cometa deverá impactar contra o topo da atmosfera escaldante da estrela. Devido às características de órbita e massa, não há qualquer chance de escapar da intensa gravidade solar.
Os objetos da família Kreutz foram assim batizados após terem sido descobertos por um jovem astrônomo chamado Dirk Peeters Kreutz, no século 19.
Entretanto, a maioria dos cientistas acredita o efeito visual do impacto nada mais é que a sublimação do gelo do cometa, uma vez que o ao atingir determinada altitude o fragmento se rompe e é consumido quase que instantaneamente pelo calor da estrela. Sublimação é o fenômeno que ocorre quando um material passa imediatamente do estado sólido para o estado gasoso. Normalmente, os fragmentos da família Kreutz não são muito grandes, com cerca de 10 km de diâmetro e se desintegram a aproximadamente 200 mil km de altitude. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O vinho é o leite dos adultos" - Basançon -