Sexta-feira, 18 dez 2015 - 10h52
Por Rogério Leite

Atenção: Tempestade Solar deve atingir a Terra nas próximas horas

Duas ejeções de massa coronal foram ejetadas do Sol na última quarta-feira e ao que tudo indica deverão atingir nosso planeta nas próximas 24 horas e produzir tempestades geomagnéticas durante o fim de semana.

Previsao de impacto de tempestade solar
Modelo de impacto mostra o momento em que as partículas ejetadas atingirão o planeta Terra, representado pela bolinha amarela. Clique para ampliar. Credito: Space Weather Prediction Center

A ejeção de plasma ocorreu devido a duas rupturas quase simultâneas de um filamento situado na região sudeste da estrela. Poucas horas depois as partículas se mesclaram em uma única massa arremessada ao espaço. Devido à posição geoefetiva do filamento, quase toda a carga de partículas foi direcionada ao nosso planeta e deverá atingir a magnetosfera da Terra entre a noite de sexta-feira e sábado.

Um filamento solar é uma região alongada e extremamente densa, formada por enormes quantidades de hidrogênio incandescente aprisionada por campos magnéticos fortíssimos. Normalmente, os filamentos se dissipam em algumas horas ou dias, mas em algumas ocasiões se rompem devido à alta instabilidade das forças envolvidas, ejetando o material ao espaço.


Aqui na Terra
A maior parte das partículas carregadas que são ejetadas é desviada quando chegam próximas à magnetosfera da Terra. No entanto, parte dela consegue furar o bloqueio e atinge as camadas superiores da atmosfera, normalmente sobre as regiões de latitude mais altas.

Tabela de indice KP
Tabela simplificada do índice KP e consequências na Terra

O resultado da ejeção de quarta-feira será a formação de tempestades geomagnéticas com a possível formação de auroras nas latitudes altas.

O índice KP, que mede a instabilidade na ionosfera poderá atingir o nível KP=6, sendo o mais provável que não ultrapasse o nível KP=5 e poderão provocar flutuações na rede elétrica e impactar as operações que envolvem satélites.

Acompanhe a Atividade Solar

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron