Terça-feira, 11 jun 2013 - 17h42
Por Rogério Leite

Atividade solar produz festival de auroras no hemisfério norte

Mesmo deixando a desejar, o pico do ciclo solar 24 tem produzido diversas tempestades geomagnéticas aqui na Terra. As tormentas não causaram as consequências cataclísmicas ditadas pelos apocalípticos, mas têm produzido auroras espetaculares em diversas partes do mundo.

Aurora Boreal
Clique para ampliar

Apesar de fracas ou medianas, as explosões solares têm ocorrido com bastante frequência ultimamente, com diversas ejeções de massas coronais que eventualmente chegam à Terra ou poderosos flares de raios-x que atingem ou superam a classe-M, de média intensidade.

Durante as tempestades solares, parte das partículas ejetadas pelo Sol chega até as cercanias da Terra, onde são desviadas pela magnetosfera em direção aos polos.

Quando tocam a ionosfera, as partículas carregadas excitam os átomos de nitrogênio e oxigênio, produzindo um intenso fenômeno de luz e cor conhecido como aurora polar.

Aurora Borealis timelapse HD from Tor Even Mathisen on Vimeo.

O vídeo acima, feito em 2010 pelo observador Tor Even Mathisen mostra um verdadeiro balé elétrico sobre a cidade de Tromsø, na Noruega.

Com a constante atividade solar verificada atualmente, imagens como essa são corriqueiras e podem ser vistas por milhões de moradores que residem nas altas latitudes próximas e acima do paralelo 50, tanto ao norte como ao sul do equador.


Foto: Aurora boreal registrada na cidade de Tromsø, na Noruega. Crédito: Nasa/APOD, Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported to Tor Even Mathisen, Apolo11.com.
roger

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy