Terça-feira, 19 jun 2007 - 11h38

Atlantis desacopla da ISS e prepara retorno à Terra

Após onze dias no espaço, o ônibus espacial Atlantis se separou hoje às 11h42 da Estação Espacial Internacional, ISS. O evento se deu 342 quilômetros acima de Papua Nova Guiné, no Pacífico ocidental, uma hora após o complexo cruzar o espaço brasileiro na altura do litoral do Rio de Janeiro.

A manobra marca o início do retorno da tripulação STS-117 de volta à Terra, previsto para a próxima quinta-feira, dia 21, na pista do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Devido a consertos na manta de revestimento térmico, danificada durante a decolagem da Atlantis, a missão foi prorrogada por dois dias.

Alguns minutos depois da desacoplagem, feita de forma sincronizada pelos computadores de bordo das duas naves, o comandante Rick Sturckow e o piloto Lee Joseph Archambault realizaram uma manobra ao redor da ISS. A operação permitiu que a tripulação fizesse uma série de fotos e vídeos em alta resolução da ISS e do novo painel solar, montado há alguns dias pelos astronautas.


Nova tripulação e recorde feminino
A tripulação que retorna a bordo do ônibus espacial é diferente daquela que desembarcou na ISS, no último dia 10 de junho. O astronauta e engenheiro de vôo Clayton Anderson permanecerá a bordo da estação espacial pelos próximos seis meses, substituindo a engenheira de vôo Sunita Williams, que quebrou o recorde feminino de permanência no espaço. Às 15h47 do dia 16 de junho a americana superou a marca de 188 dias e 4 horas, estabelecido em 1996 pela compatriota Shannon Lucid. Williams também bateu o recorde feminino em atividades extraveiculares, ao ficar 29 horas e 17 minutos fora da nave, totalizados em quatro passeios espaciais.

Artes: No topo, gráfico de rastreio mostra a localização onde ocorreu a desacoplagem entre a ISS e a nave Atlantis. Repare que 1 hora antes do evento, ambas as naves estavam sobre território brasileiro. Acima, a astronauta Sunita Williams, que quebrou o recorde feminino de permanência no espaço, onde permaneceu por mais de 6 meses.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy