Segunda-feira, 11 mai 2009 - 09h27
Segunda-feira - 15h30O ônibus espacial Atlantis foi lançado com sucesso na tarde dessa segunda-feira da base do Centro Espacial Kennedy na Flórida. O lançamento ocorreu sem qualquer suspensão da contagem regressiva e a nave entrou em órbita 8 minutos após a ignição dos motores principais.
Durante os próximos dois dias as tarefas espaciais mais importantes compreenderão a inspeção do escudo de proteção térmico da Atlantis e as manobras de aproximação do telescópio espacial Hubble, que será resgatado na quarta-feira, 13 de maio, às 13h54 pelo horário de Brasília. No dia 14 de maio terá início a primeira atividade extraveicular e as operações de conserto e upgrade do telescópio. As atividades serão feitas externamente pelos astronautas John Grunsfeld e Andrew Feustel, auxiliados pela astronauta Megan McArthur que comandará o braço robótico Canadarm.
A programação completa pode ser vista no final da página.
A missão, batizada oficialmente de STS-125, será realizada em 11 dias e durante o tempo de permanência no espaço serão realizadas cinco atividades extraveiculares (passeios espaciais) com duração de mais de 31 horas. Com a missão a Nasa espera adicionar pelo menos mais cinco anos de funcionamento ao telescópio Hubble, considerado pelos cientistas norte-americanos como o mais importante observatório espacial dos EUA, responsável pelas mais importantes observações astronômicas realizadas até agora. De acordo com a agência americana o valor estimado da missão supera 1.1 bilhão de dólares. "Cada minuto no espaço é muito, muito caro. Não haverá tempo a perder e todas as tarefas serão realizadas com pouquíssima margem de erro", disse Bill Gerstenmaier, diretor da Nasa para a missão de conserto.
Outra ferramenta que foi projetada especialmente para a missão permitirá aos astronautas removerem placas de circuito impresso sem precisar tocar em seus cantos pontiagudos, o que poderia representar riscos aos caros trajes espaciais. Além disso, desenvolveram compartimentos que impedirão que os parafusos retirados dos painéis flutuem para longe no espaço. A Nasa é reconhecida por pagar muito dinheiro por itens relativamente simples usados em suas missões. No ano passado uma astronauta perdeu no espaço uma bolsa de acrílico contendo uma pistola de graxa, uma raspadeira e um saco de lixo e que segundo a agência custava 100 mil dólares.
O preenchimento do gigantesco tanque externo de combustível teve início às 05h41, quando os engenheiros deram sinal verde para a abertura das válvulas, liberando o fluxo de 1.5 milhões de litros de hidrogênio e oxigênio líquidos responsáveis pela alimentação dos três foguetes principais do ônibus espacial. Leia também:
11 maio - 15h01 - Lançamento do ônibus espacial
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Grande negócio faríamos comprando o homem pelo que ele vale e vendendo pelo que ele pensa que vale" - Napoleão Bonaparte -