Terça-feira, 20 set 2005 - 06h58
Avanço de Rita preocupa e suspende retorno de moradores a New Orleans
Devido ao avanço da tempestade tropical Rita em direção ao golfo do México, o prefeito de New Orleans, Ray Nagin (foto), ordenou a suspensão do retorno dos residentes à cidade. De acordo com o Centro Nacional de Furacões, dos EUA, Rita tem chances de atingir novamente a região norte do golfo do México, onde há três semanas o violento furacão Katrina praticamente devastou a cidade de New Orleans.
Segundo dados do NHC, dentro do golfo do México Rita deve ganhar força e oscilar entre as categorias 3 e 4 da escala Saffir-Simpson, que vai até 5. O último modelo de previsão numérica divulgado pelo instituto mostra que Rita deverá tocar aquela região do golfo próximo a cidade de Galveston, no Texas, mas devido à errática natureza dos movimentos dos furacões, os cientistas preferem assumir um "cone de probabilidade", que mostra o potencial caminho da tormenta. De acordo com este cone, Rita pode tocar o continente entre o norte do México e o sudeste da Louisiana.
![]()
Rita move-se em sentido oeste-noroeste a 24 km/h, movimento que deve continuar nas próximas 24 horas. De acordo com este movimento, o centro de Rita deve passar próximo ao extremo sul da Flórida por volta do meio-dia de hoje. Os ventos sustentados da tempestade estão próximos a 110 km/h com violentas rajadas. Segundo o NHC Rita deve se transformar em furacão ainda hoje. Um avião de reconhecimento da força-aérea reportou em 988 hPa (hectoPascal) a pressão atmosférica no olho da tempestade.
Veja abaixo como se forma um furacão
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A tragédia do homem é o que morre dentro dele enquanto ainda está vivo" - Albert Schweiter -