Procure no Apolo11
Quarta-feira, 21 abr 2010 - 08h32

Aventureiro Piccard prepara volta ao mundo em avião solar

O que o aventureiro Bertrand Piccard está preparando desta vez? O fraco-suíço carrega no sangue o gosto pelo desafio e foi o primeiro homem a dar a volta ao mundo em um balão sem nenhuma escala em março de 1999. Agora, sua meta é viajar o mundo a bordo do primeiro avião movido a energia solar.

Avião Solar Solar Impulse

O protótipo do “Solar Impulse” fez recentemente seu voo de estreia no oeste Suíça para um público atento no dia 7 de abril. Desde dezembro do ano passado, a equipe vinha realizando testes com no máximo 60 cm de altura e distância de 300 metros.

A envergadura da aeronave se aproxima bastante do Airbus A380, mas pesa o semelhante a um carro de passeio. Dentro do avião só existe o lugar do piloto. A ideia de Piccard é aperfeiçoar o modelo para uma aeronave que caiba duas pessoas e assim tentar a volta ao mundo em 2012.

Continua após a publicidade


Doze mil células solares cobrem a superfície das asas do avião, o que permite que seus quatro motores funcionem apenas com a energia do sol, sem combustível. O “Solar Impulse” desenhado por Piccard é fruto de um projeto que custou 70 milhões de euros.

“Poderemos atravessar o Atlântico graças às novas tecnologias de funcionar e poupar energia, o que é fundamental para o futuro”, diz Piccard.

Antes da grande aventura, ainda está previsto um voo noturno para este ano. Durante a noite, sem a presença do sol, o avião irá recorrer aos quatro motores elétricos que utilizarão baterias de lítio de 400 quilos.

Na volta ao mundo o mecanismo será o mesmo: com o nascer do sol, o avião sobe alimentando suas baterias alcançando após algumas horas 12 mil metros de altitude. Ao entardecer, a aeronave retorna a 3 mil metros de altitude e permanece nesta altura durante toda a noite.


Foto: No topo, o protótipo do “Solar Impulse” faz seu voo de estreia no oeste Suíça. A envergadura da aeronave se aproxima bastante do Airbus A380, mas pesa o mesmo que um carro de passeio. Acima, vídeo mostra o teste do Solar Impulse no dia 7 de abril de 2010.. Crédito:Soloar Impulse/Youtube.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -