Procure no Apolo11
Segunda-feira, 29 jun 2009 - 07h13

Avião movido a energia solar dará volta ao mundo em 2011

O Solar Impulse HB-SAI, primeiro avião movido a energia solar do mundo, foi apresentado ao público na sexta-feira durante evento no campo aéreo-militar de Dübendorf na Suíça.


Clique para ampliar

A expectativa é que a aeronave realize sua primeira viagem sobrevoando os Estados Unidos no ano que vem utilizando apenas energia limpa. Em maio de 2011, o avião deverá dar a volta ao mundo com escala em todos os continentes.

No comando da aventura e do grande desafio está o franco-suíço de 51 anos, Bertrand Piccard e seu sócio André Borschberg, engenheiro de 57 anos, ex-piloto da Força Aérea Suíça.

Continua após a publicidade


O projeto envolvendo milhões de francos suíços conta com a participação de grandes empresas e até de personalidades como Buzz Aldrin, um dos astronautas que pisou na Lua.

O avião se movimenta a 70 km/h em média e sua envergadura é de 61 metros, permitindo uma boa área com painéis solares. A potência dos motores não passa de 6kW. Apenas um piloto comanda a aeronave que terá a capacidade de voar com ou sem sol e nada de combustível.

Tudo funcionará assim: com o nascer do sol, o avião sobe alimentando suas baterias alcançando após algumas horas 12 mil metros de altitude. Ao entardecer, a aeronave retorna a 3 mil metros de altitude e permanece nesta altura durante toda a noite. "Uma bateria de lítio de 400 quilos permite o voo noturno", explica Le Liepvre, diretor da Fundação Altran, um dos parceiros do projeto.

"É uma nova tecnologia, um novo conceito que permitirá uma série de aplicações”, complementa Liepvre.


Tal pai, tal filho, tal neto

Bertrand Piccard é médico psiquiatra conceituado e já garantiu vários títulos, entre eles um prêmio da Faculdade de Medicina de Lausanne. Apesar de exercer a profissão, Piccard tem no sangue o gosto pela aventura e a exploração científica. Em março de 1999, foi o primeiro homem a dar a volta ao mundo em um balão sem nenhuma escala.

Seu pai Jacques Piccard atingiu a profundidade recorde no mar de 10.911 metros a bordo do Triest na Fossa das Marianas, nas Filipinas em 1960.

E a história não para por aí. Seu avô o físico Auguste Piccard foi o primeiro homem a alcançar a estratosfera a 16 km de altitude em um balão com cabine pressurizada em 1931.


Foto: Imagem produzida em computador mostra o Solar Impulse HB-SAI sobrevoando a Europa. Crédito: Solar Impulse/Divulgação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -