Segunda-feira, 29 jun 2009 - 07h13
O Solar Impulse HB-SAI, primeiro avião movido a energia solar do mundo, foi apresentado ao público na sexta-feira durante evento no campo aéreo-militar de Dübendorf na Suíça.
Clique para ampliar A expectativa é que a aeronave realize sua primeira viagem sobrevoando os Estados Unidos no ano que vem utilizando apenas energia limpa. Em maio de 2011, o avião deverá dar a volta ao mundo com escala em todos os continentes. No comando da aventura e do grande desafio está o franco-suíço de 51 anos, Bertrand Piccard e seu sócio André Borschberg, engenheiro de 57 anos, ex-piloto da Força Aérea Suíça.
O projeto envolvendo milhões de francos suíços conta com a participação de grandes empresas e até de personalidades como Buzz Aldrin, um dos astronautas que pisou na Lua. O avião se movimenta a 70 km/h em média e sua envergadura é de 61 metros, permitindo uma boa área com painéis solares. A potência dos motores não passa de 6kW. Apenas um piloto comanda a aeronave que terá a capacidade de voar com ou sem sol e nada de combustível. Tudo funcionará assim: com o nascer do sol, o avião sobe alimentando suas baterias alcançando após algumas horas 12 mil metros de altitude. Ao entardecer, a aeronave retorna a 3 mil metros de altitude e permanece nesta altura durante toda a noite. "Uma bateria de lítio de 400 quilos permite o voo noturno", explica Le Liepvre, diretor da Fundação Altran, um dos parceiros do projeto. "É uma nova tecnologia, um novo conceito que permitirá uma série de aplicações”, complementa Liepvre.
Seu pai Jacques Piccard atingiu a profundidade recorde no mar de 10.911 metros a bordo do Triest na Fossa das Marianas, nas Filipinas em 1960. E a história não para por aí. Seu avô o físico Auguste Piccard foi o primeiro homem a alcançar a estratosfera a 16 km de altitude em um balão com cabine pressurizada em 1931.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Grande negócio faríamos comprando o homem pelo que ele vale e vendendo pelo que ele pensa que vale" - Napoleão Bonaparte -