Procure no Apolo11
Sábado, 29 out 2005 - 07h23

Beta vira furacão e deve atingir a Nicarágua neste domingo

Durante a madrugada, os ventos máximos da tempestade tropical Beta se intensificaram e atingem agora a marca de 130 km/h. Isso faz de Beta o mais novo furacão da bacia atlântica e o 13º da temporada de 2005.

Novamente, países pobres e com pouca estrutura deverão ser vítimas de intensas forças da natureza.

Beta se localiza entre a costa nicaraguense e as ilhas colombianas de San Andrés e Providencia, e que de acordo com Instituto de Meteorologia da Colômbia, estão sendo seriamente castigas.Em Providencia, extensos danos foram relatados.

As ilhas da região são muito procuradas por mergulhadores de várias partes do mundo. Em Providencia vivem 5 mil pessoas.

Continua após a publicidade


Na Nicarágua, milhares de pessoas estão sendo evacuadas com ajuda de soldados do exército.

Conforme indicam os modelos de previsão (acima), Beta deve atingir a costa do país neste domingo como categoria 2 na escala Saffir-Simpson.

Beta se formou quinta-feira no sudoeste do mar do Caribe e é a 26ª tempestade da temporada de 2005 e a 23ª a ser batizada, batendo o recorde de furacões registrados no Atlântico norte.


Boletim
Em seu boletim núnmero 10, emitido às 07h00 (Hora de Brasília), o Cnetro Nacional de Furacões dos EUA, NHC, informou que o olho de Beta se localiza sobre as coordenadas 17.7 N e 81,5 W, ou aproximadamente a 235 km a sudeste do Cabo Gracias a Dios e ao redor de 210 km a leste de Puerto Cabezas, na Nicarágua.

Beta move-se me direçao noroeste a 6 km/h e deve seguir assim pelas próximas 24 horas. No entanto, devido às fracas correntes de arrastos verificadas na região, movimentos erráticos ou mesmo estacionários poderão ocorrer.

Os ventos máximos, sustentados durante 1 minuto, atingem 130 km/h com rajadas de 162 km/h. Isso faz de Beta um furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson. Uma intensificação neste sistema está prevista para as próximas horas e Beta deve atingir a costa da Nicarágua como um forte sistema de categoria 2.

A pressão barométrica também decresceu nas últimas horas e marca agora 985 hPa (hectopascais).

  • Conheça a escala Saffir-Simpson


    Veja abaixo como se forma um furacão

    Satélite ao vivo
    Acompanhe as imagens atualizadas da região do golfo do México vistas através do satélite geoestacionário GOES-12.
    Clique aqui !

  • LEIA MAIS NOTÍCIAS
    Base de Dados Completa

    Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
    Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
    Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




    Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

    Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

    "O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -