Segunda-feira, 24 set 2012 - 10h47
Bola de fogo vista no Brasil pode ser restos de colisão espacial
Depois que uma bola de fogo foi vista cruzando o céu da Inglaterra na última sexta-feira, muitos relatos desencontrados sobre observações semelhantes passaram a ser divulgados, entre eles o de uma bola de fogo vista sobre os estados de Alagoas e Pernambuco.
![]() Pelos relatos dos observadores e tempo de cruzamento, a bola de fogo vista no Brasil foi aparentemente provocada pela queima de algum fragmento artificial que se incendiou na alta atmosfera da Terra em consequência do atrito provocado pela alta velocidade do impacto. O relato mais preciso desse avistamento foi feito por observadores localizados próximos à Maragogi, em Alagoas. Segundo a descrição, um forte clarão azulado foi visto por volta das 19h38 e alguns segundos depois ouviu-se um forte estrondo, provavelmente provocado pela onda de choque supersônica criada pela alta velocidade de deslocamento.
Observadores localizados na Bahia e Pernambuco também confirmam a passagem do objeto, indicando um longo tempo de cruzamento compatível com reentradas de lixo espacial. Entretanto, como não foram fornecidos horários mais precisos do cruzamento não foi possível ao Apolo11 avaliar o sentido de deslocamento do bólido. Uma foto da suposta bola de fogo foi divulgada nas redes sociais durante o fim de semana, mas não foi possível confirmar sua autenticidade.
Durante essa colisão se formaram milhares de fragmentos que lentamente começam a reentrar na atmosfera da Terra. Apesar de grande parte desses fragmentos terem sido catalogados, muitos escaparam a essa contagem e continuam caindo em direção ao nosso planeta.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Se só por piedade se dessem esmolas, os mendigos estariam mortos de fome" - Nietzsche -