Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Sexta-feira, 7 jun 2019 - 10h25
Por Maria Clara Machado

Bólido risca o céu no Rio Grande do Sul!

Um bólido, ou uma bola de fogo, foi visto ontem à noite, por volta das 22h30, em diversos municípios do Rio Grande do Sul. O feixe luminoso que riscou o céu é muito provavelmente de um meteoro que se desintegrou na atmosfera.


Assista ao video


Há relatos de moradores de cidades da região das Missões, Planalto Médio e norte e noroeste gaúcho sobre uma bola de fogo com uma imensa cauda vista no céu, acompanhada de um barulho de explosão e paredes e janelas tremendo. Um morador de Cruz Alta resumiu “impressionante, lindo e assustador”.

Pelo menos 22 municípios viram o fenômeno no céu, entre eles Santo Ângelo, Cruz Alta, Estrela, Quarai, Soledade, Terra de Areia, Caxias do Sul, Erechim, Almirante Tamandaré do Sul, Alegrete, Guaíba, Tapera, Canoas, Ijuí, Manoel Viana, Tupanciretã, Passo Fundo, Venâncio Aires, Sapucaia do Sul, Pejuçara e Marau.

Bólido cruza o céu em diversos cidades do Rio Grande do Sul na noite do dia 6 de junho de 2019. As imagens foram divulgadas por moradores em suas redes sociais.
Bólido cruza o céu em diversos cidades do Rio Grande do Sul na noite do dia 6 de junho de 2019. As imagens foram divulgadas por moradores em suas redes sociais.

Segundo informações preliminares divulgadas pela BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network), um meteoro pode ter sido gerado por um fragmento de rocha espacial pesando entre 7 a 12 kg e teria surgido a 57 km de altitude próximo a cidade Argentina de 25 de Mayo. Sua velocidade média foi de 49 mil km/h.

Neste caso, novas imagens e depoimentos de moradores da região podem ajudar a traçar o caminho feito pelo bólido. Participe por nossas Redes Sociais no Apolo11 e Painel Global.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Deve-se dizer sempre a verdade, mas nem todas as verdades se devem dizer" - Rainha Cristina