Procure no Apolo11
Terça-feira, 15 set 2009 - 10h05

Brasil construirá satélite para pesquisas sobre microgravidade

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) ligado ao Ministério da Defesa do Brasil prepara um satélite de pesquisas em ambiente de microgravidade.

O projeto batizado de Sara, Satélite de Reentrada Atmosférica, será realizado nas instalações do IAE em São José dos Campos, em São Paulo. Os cientistas querem criar uma plataforma orbital para operar em um período de dez dias a cerca de 300 quilômetros de altura.

"No futuro, o equipamento abrirá novas possibilidades na realização de projetos de pesquisa e desenvolvimento em diversas áreas, como biologia, biotecnologia e medicina", informou a Força Aérea Brasileira (FAB).

Continua após a publicidade


O projeto Sara também busca o desenvolvimento de estruturas que suportem as altas temperaturas durante a reentrada na atmosfera terrestre. Os pesquisadores procuram ainda o desenvolvimento de tecnologias para a criação de aeronaves e veículos hipersônicos.

O Sara também "pretende ser uma plataforma industrial orbital para a qualificação de componentes e equipamentos espaciais a baixo custo", diz o comunicado da FAB.

O IAE espera que um módulo suborbital destinado aos primeiros experimentos curtos do projeto esteja pronto no ano que vem. O módulo vai pesar 350 quilos e terá um sistema de recuperação por paraquedas.


Arte: O projeto Sara também busca o desenvolvimento de estruturas que suportem as altas temperaturas durante a reentrada na atmosfera terrestre. Crédito: IAE

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -