Procure no Apolo11
Quinta-feira, 30 out 2008 - 09h02

Câmera registra outro asteróide se chocando com a atmosfera

Quinze dias depois que as câmeras de campo largo da Universidade de Western Ontario, no Canadá, registraram imagens de um meteoro caindo na Terra, astrônomos do observatório Cloudbait, no Colorado (EUA), também registraram cena semelhante. O evento ocorreu às 19h27 do horário local e segundo o relato de testemunhas, a bola de fogo tinha o brilho maior que a Lua cheia.

De acordo com Chris Peterson, responsável pelas câmeras de monitoramento do céu, mais de 100 pessoas ligaram para o observatório para confirmar o fenômeno. Segundo o pesquisador, combinando o relato das testemunhas com os dados da observação, é possível afirmar que durante a entrada na atmosfera o bólido percorreu aproximadamente 240 km à incrível velocidade de 34 km/s, cerca de 122 mil km/h.

Thomas Ashcraft, rádio-astrônomo que se dedica ao registro da entrada de meteoros na atmosfera, também se disse maravilhado com o fenômeno. "Estava na janela de minha casa quando aquela bola de fogo verde e turquesa cruzou o céu durante 9 segundos. Foi uma das coisas mais belas que já vi". No momento do evento Ashcraft estava no Novo México, a 500 km de distância do observatório de Peterson.

Continua após a publicidade


Segundo o cientista Bill Cooke, ligado ao Centro Espacial Marshall, da Nasa, um meteoro desse tipo é bastante raro e apenas dois deles penetram na atmosfera a cada ano. "70% das bolas de fogo que atingem a Terra o fazem sobre áreas remotas, geralmente sobre os oceanos. A metade dos choques ocorre durante o dia e são invisíveis devido à luminosidade solar.


Foto: No topo, seqüência interpolada mostra o rastro de fogo deixado no céu do Colorado e registrado pela câmera de campo largo do observatório Cloudbait. Acima, vídeo mostra o asteróide ardendo na atmosfera. Crédito: Chris Peterson/observatório Cloudbait.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -