Quarta-feira, 27 fev 2013 - 11h02

Câmeras a postos: Mercúrio se aproxima da elongação máxima!

Mercúrio é um planeta bastante difícil de ver. No céu, ele fica muito próximo do Sol e isso impede que possa ser facilmente observado. Em algumas ocasiões, entretanto, é possível vê-lo na forma de um ponto brilhante, quando o Sol está próximo do horizonte.

Planeta Mercurio
Clique para ampliar

Mercúrio ainda é um mundo pouco conhecido, pois as explorações a partir de telescópios terrestres não revelam muitas coisas sobre a sua composição. Os maiores avanços sobre o conhecimento do planeta estão sendo produzidos pelas sondas interplanetárias, especialmente a sonda Messenger, que explora o astro desde 2008.

Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar e também o mais interno a orbitar o Sol. Visto da Terra, o astro nunca se distancia muito da estrela e a máxima elongação (separação visual entre o Sol e um objeto celeste) é de 28 graus. Essa é a mesma distância ocupada por três punhos fechados estendidos na direção do céu.

Carta Celeste Mercurio
Clique para ampliar

Nem sempre a elongação de Mercúrio é de 28 graus. Isso acontece poucas vezes no ano e a próxima vez será no dia 31 de março, quando Mercúrio estará na máxima elongação oeste. Quando isso acontece, o astro nasce no quadrante leste antes do Sol, permitindo que os interessados possam ver o planeta por quase duas horas ou até que os primeiros raios da manhã comecem a ofuscar o seu brilho.

Estão preparados? Câmeras a postos e bons céus!


Artes: No topo, planeta Mercúrio visto pela sonda Messenger. As cores mostradas não são aquelas que seriam vistas caso um observador estivesse dentro da sonda. Neste caso, a colorização artificial foi feita com o propósito de destacar as características químicas, físicas e minerais do planeta. Acima, carta celeste mostra o quadrante leste antes do nascer do Sol, com o planeta Mercúrio na máxima elongação oeste. Créditos: NASA, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy