Procure no Apolo11
Quarta-feira, 26 nov 2008 - 18h41

Cargueiro Progress lançado com sucesso rumo à ISS

O novo cargueiro russo Progress M-01M foi lançado com sucesso exatamente às 10h38 pelo horário de Brasília (15h38 hora de Moscou) com destino à Estação Espacial Internacional. ISS. A nave foi lançada a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão através de um foguete do tipo Soyuz-U de dois estágios e 51 metros de altura.

O acoplamento entre as duas naves está previsto para ocorrer no dia 30 de novembro às 10h23 (Hora de Brasília) e será transmitido ao vivo pela Nasa-TV, retransmitida pelo Apolo11.

Continua após a publicidade


O novo cargueiro leva a bordo 2500 quilos de carga para a ISS, entre alimentos, água, combustível, medicamentos e equipamentos diversos.

A viagem do cargueiro até a plataforma orbital levará quatro dias e durante esse período os engenheiros russos farão os últimos testes de funcionamento do moderno sistema digital de vôo, que substituirá o obsoleto computador Argon-16, que controlava os cargueiros antigos. A missão também marca o início do funcionamento do sistema de radio-telemetria MBITS.

Os novos dispositivos deverão melhorar o sistema de controle de vôo, além de reduzir em mais de 75 quilos o peso dos instrumentos de navegação a bordo da nave.

Após a constatação de que os sistemas de navegação estão operando adequadamente, as próximas viagens até a ISS voltarão a ser feitas em apenas dois dias.

Foto: Cargueiro Progress M-01M antes de ser lançado ao espaço. Crédito: Roskosmos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -