Sexta-feira, 03 out 2008 - 17h14

Cargueiro russo eleva órbita da ISS neste sábado

A Rússia adiou por dois dias uma manobra de elevação da órbita da Estação Espacial Internacional (ISS) para evitar uma colisão com o lixo espacial. A manobra que deveria ter sido feita na quinta-feira (2) será realizada neste sábado, informou o Centro de Vôos Espaciais da Rússia.

Estação Espacial Internacional

Durante quatro minutos e meio os propulsores do cargueiro espacial russo Progress M-65, acoplado à ISS, serão ativados e vão elevar a altura da estação em 1250 metros. Desta maneira a ISS ficará a 353 km da superfície terrestre.

A altura de órbita média da Estação oscila entre 360 km a 330 km de altitude. A plataforma perde entre 100m e 150m de altura por dia por causa da gravitação terrestre e da atividade solar, entre outros fatores.

A operação deve colocar a estação numa posição favorável para garantir o engate da nave russa Soyuz TMA-13 que será lançada no próximo dia 12 de outubro da base de Baikonur, no Cazaquistão.

A Soyuz levará para o espaço a próxima tripulação permanente da ISS, integrada pelo russo Yuri Lonchakov e pelo americano Michael Fincke, além do sexto turista espacial, o milionário americano Richard Garriott.

Atualmente, estão à bordo da Estação Espacial, os russos Serguei Volkov e Oleg Kononenko e o americano Greg Chamitoff.

Foto: Estação Espacial Internacional. Crédito: Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax