Quarta-feira, 13 ago 2008 - 12h29

Cassini começa transmitir informações sobre lua de Saturno

A sonda Cassini começou a transmitir informações sobre a lua Enceladus de Saturno, informou nesta quarta-feira o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL).

"É com prazer que informamos que a Cassini começou a enviar dados", informou Julie Webster, chefe da equipe responsável pela Cassini.

A expectativa é grande, pois as informações enviadas pela sonda podem ajudar a elucidar o mistério no pólo sul da lua. Evidências apontam a presença de água líquida na região.

"Nos próximos dias e semanas, as equipes da Cassini começarão a analisar as fotografias e outros dados para extrair novas informações sobre este pequeno e ativo mundo", afirmou o cientista Bob Pappalardo, no JPL.

Duas aproximações da sonda Cassini a Enceladus estão previstas para outubro.

A sonda foi lançada em 15 de outubro 1997, em uma viagem de sete anos a Saturno. O projeto é uma parceria da Agência Espacial Européia (ESA) e da Agência Espacial Americana (Nasa).

Foto: Imagem de alta resolução mostra a região de Cairo Sulcus, como capturado pela sonda Cassini em 11 de agosto. A imagem têm 4 metros por pixel.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy