Procure no Apolo11
Segunda-feira, 30 jun 2008 - 08h45

Cassini prossegue viagem, depois de 4 anos explorando Saturno

A sonda Cassini realizará um novo deslocamento com o objetivo de focar seus estudos na lua saturniana Enceladus, uma lua que poderia ter um ambiente habitável supostamente similar ao da Terra, informou o Laboratório de Propulsão a Jato, JPL, da Nasa.

Continua após a publicidade


Cassini, um projeto da Nasa e da Agência Espacial Européia, finaliza nesta segunda-feira sua missão de 4 anos em Saturno e continuará sua viagem no estudo de duas luas do planeta: Titan e Enceladus.

Para recordar, a sonda partiu do Cabo Canaveral, na Flórida, EUA, em direção a Saturno em 15 de outubro de 1997 e percorreu 3.5 bilhões de quilômetros. A sonda entrou na órbita do planeta em 30 de junho de 2004 onde começou a sondagem sobre seus anéis.

"Tivemos uma missão maravilhosa e muito agitada no que se refere a descobertas científicas", disse Bob Mitchell, diretor do programa da Cassini no JPL. "Estamos muito orgulhos de ter completado todos os objetivos que prevemos antes do lançamento. Acabamos com velhas dúvidas e criamos outras. A viagem continua", acrescentou Mitchell.

O novo deslocamento da sonda deverá durar dois anos e durante a próxima missão, Cassini observará as mudanças estacionais em ambas as luas, além da geometria espacial dos anéis durante o equinócio do planeta, que acontecerá em agosto de 2009.

A sonda Cassini leva a bordo 12 instrumentos científicos.

Fotos: No topo, imagem de Encedalus, a sexta-maior lua de Saturno, fotografada pela sonda Cassini a apenas 505 quilômetros de distância. No detalhe a sonda Cassini antes de ser lançada, em 1997.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -