Procure no Apolo11
Quarta-feira, 11 jun 2014 - 09h33
Por Rogério Leite

Céu da Copa: Lua cheia e amarela dominará o céu durante o jogo

Embora a maioria das pessoas estará assistindo a abertura da Copa e ao jogo de estreia da seleção brasileira, o céu acima de São Paulo também reserva um belo espetáculo, com a Lua, planetas e estrelas visíveis por toda a noite. Não perca. É de graça!

O céu durante a abertura da Copa de 2014
Clique para ampliar

A cerimônia de abertura começa aproximadamente as 16h30, com o dia ainda claro na capital paulista, mas com o Sol praticamente se pondo no horizonte oeste, com 10 graus de elevação.


O Show da Lua
O espetáculo celeste começa pra valer 15 minutos após o pontapé inicial, com a enorme Lua cheia e amarela nascendo no quadrante leste por volta das 17h15.

Continua após a publicidade


À medida que o tempo passa, a enorme lua se projeta acima do horizonte e será um show a parte durante a partida. Quem estiver nas áreas mais elevadas do estádio Itaquerão verá um espetáculo deslumbrante, que com certeza será explorado pelas redes de TV.

Às 18h30 a Lua domina totalmente o ponto cardeal leste de São Paulo, mas o céu já enegrecido permitirá que outros objetos sejam facilmente reconhecidos. Do lado oposto, o gigante gasoso Júpiter estará quase se pondo.


Os artistas da noite
Acima da Lua, à esquerda, o planeta Saturno, na constelação de Libra, será o protagonista e terá como coadjuvantes a gigantesca estrela Arcturo, a quarta estrela mais brilhante no céu noturno, dentro da constelação do Boieiro. Arcturo se localiza a 37 anos-luz de distância. É 27 vezes maior que o nosso Sol e 1733 vezes maior que a Terra.


Bem mais acima destaca-se o planeta Marte, fechando o vértice do triângulo junto com Saturno e Arcturo. Atualmente, o Planeta Vermelho se encontra a 130 milhões de quilômetros da Terra, no interior da constelação de Virgem.

Durante toda a noite, os quatro objetos passearão pelo firmamento de todas as cidades brasileiras e poderão ser reconhecidos facilmente. Basta usar nossa carta celeste para se orientar. Serão alvos fáceis para os fotógrafos de plantão.

Como a Lua Cheia será o destaque celeste, sem dúvida será o astro mais clicado. Aproveite, porque essa será a Lua da Copa!

Bons céus!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -