Sexta-feira, 27 jun 2014 - 11h23
Por Rogério Leite

Céu da Copa: Telescópio Hubble estará visível a olho nu!

Embora os olhos dos torcedores estejam voltados para o Copa, não custa nada dar uma espiadinha no céu e ver o que ele nos reserva. Neste fim de semana, por exemplo, teremos três passagens do telescópio espacial Hubble. E todas bem visíveis a olho nu!

Sexta-feira
O espetáculo do mais famoso telescópio espacial começa já nesta sexta-feira, quando por volta das 18h10 BRT a nave cruzará diversas cidades brasileiras, passando sobre os Estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Durante essa passagem, o satélite poderá ser visto em centenas de cidades em uma larga faixa que vai desde o sul da Bahia até a região central do Paraná. Em São Paulo, o ápice do evento ocorrerá às 18h25, quando o telescópio passará bem alto no céu a 55 graus de elevação. O objeto brilhará tanto que será impossível não vê-lo!


Sábado
No sábado, dia do jogo entre o Brasil e o Chile, o Hubble também fará sua aparição e cruzará praticamente os mesmos lugares da passagem de sexta-feira.

Céu na copa em 28 de junho de 2014
Clique para ampliar

Em belo Horizonte, sede do jogo da Seleção, o ápice da passagem ocorre às 18h17. Em São Paulo e Rio de janeiro esse momento ocorre 1 minuto depois, quando o Hubble será visto quase no zênite. Serão passagens sensacionais, que merecem um registro. Durante mais de 6 minutos o telescópio cruzará o céu com brilho muito forte, terminando a passagem muito próximo de Marte e Saturno.


Domingo
Da mesma forma que os dias anteriores, o Hubble também passará por diversas cidades do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Em São Paulo o telescópio passará a 70 graus de elevação, quase na vertical do observador, às 18h11. Belo Horizonte, Rio de janeiro, Paraná e Espírito Santo também serão bastante favorecidas pela passagem.


Segunda-feira
Devido ao movimento orbital, a cada passagem visível o Hubble cruza o Brasil ligeiramente mais ao sul. Assim, na segunda-feira, observadores de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina serão privilegiados, além dos observadores situados entre o norte do Paraná e sul de São Paulo. Embora essas localidades sejam as mais favorecidas, o Hubble poderá ser visto em grande parte do Sudeste, embora mais próximo ao horizonte. O ápice do cruzamento será por volta das 18h00.


Satview
Para saber se a passagem do Hubble será vista em sua localidade, utilize nosso site Satview.org. Para isso, siga esses passos:

1 - Acesse o Satview: SATVIEW
2 - Vá em Configuração Local e configure a sua cidade. Confira se o fuso horário está correto.
3 - Abaixo do mapa escolha o objeto a ser seguido, no caso o telescópio Hubble.
4 - Por fim, utilize a opção Prev. 5 Dias para ver a hora em que o telescópio passará sobre a sua cidade.


Bons céus a todos!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy