Segunda-feira, 02 mar 2009 - 08h33

Chega ao fim missão espacial da primeira sonda lunar chinesa

Terminou neste domingo (1) a missão espacial da sonda lunar chinesa “Chang E I” segundo informações da agência de notícias Xinhua.

Depois de mais de um ano em órbita, a sonda caiu sobre o solo lunar às 5h13 (horário de Brasília) encerrando seu período de pesquisa.

A “Chang E I” começou a reduzir sua velocidade 37 minutos antes de cair e toda a operação foi monitorada pelos centros de controle nas cidades chinesas de Qingdao e Kashgar.

A sonda lunar foi lançada em 24 de outubro de 2007 e começou enviar à Terra as primeiras imagens da Lua no dia 26 de novembro. O nome “Chang E I” faz referência a uma deusa da mitologia chinesa que segundo a lenda vive na Lua.

Neste fim de semana, a China anunciou oficialmente sua próxima missão que será realizada entre o final de 2010 e começo de 2011. A nave não tripulada "Shenzhou VIII" tentará o primeiro acoplamento espacial da história da China.

Foto: No topo, imagem simulada mostra a sonda Chang E I caída na superfície lunar. Crédito: Agência de notícias Xinhua.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax