Procure no Apolo11
Sexta-feira, 16 out 2020 - 10h36
Por Rogério Leite

Chegou a hora: Nasa tenta missão inédita e raspará asteroide Bennu

Lançada em setembro de 2016, a sonda espacial Osiris-REx chegou ao ponto máximo da missão. Na próxima terça-feira, a nave deverá fazer um rasante a poucos centímetro do solo do asteroide 101955 Bennu, coletará amostras de rocha e as trará à Terra para serem estudadas.

OSIRIS-REx é a primeira missão de amostragem de asteroides da NASA e se tudo der certo a nave se aproximará ao máximo da superfície do asteroide e através de uma espécie de "braço sugador" coletará amostras que serão ejetadas do solo com auxílio de descargas de nitrogênio. As amostras serão acomodadas dentro de um recipiente para serem trazidas à Terra na própria nave.

Continua após a publicidade


Aproximação da sonda Osiris-Rex sobre a superfície do asteroide Bennu, em agosto de 2020

Aproximação da sonda Osiris-Rex sobre a superfície do asteroide Bennu, em agosto de 2020, durante teste de aproximação.


AO Vivo
Toda a missão será transmitida ao vivo, com visualização baseada em telemetria enviada pela sonda Osiris-REx. Durante a operação, nenhum comando será enviado da Terra à nave. Aqui, os sinais enviados pela sonda serão recebidos através das antenas da Rede do Espaço Profundo (Deep Space Network) e processados pelo Laboratório de Propulsão a Jato, JPL, da Nasa,

Devido à distância, de 312 milhões de quilômetros, os dados telemétricos levarão cerca de 18 minutos para chegar à Terra.

A operação será transmitida ao vivo pelo Apolo11, através do canal Apolochannel, a partir das 17h45 pelo horário e Brasília.

Clique aqui e se inscreva em nosso canal para receber as notificações sobre essa transmissão ao vivo. Não se esqueça de ativar o sininho.


Três Tentativas
A operação de coleta consiste em uma série de eventos batizados de "Touch-And-Go" (TAG), com o braço robótico TAGSAM tocando o solo de Bennu por cerca de cinco segundos. Ao tocar a superfície a carga de nitrogênio é disparada com o objetivo de causar uma espécie de turbulência, levantando partículas que serão capturadas.

Depois de coletar a amostra, a nave acionará o propulsor para se afastar de Bennu. Em seguida a equipe da missão medirá a quantidade de amostra coletadas girando a espaçonave com o braço TAGSAM estendido. Isso permitirá comparar a mudança na inércia da espaçonave com aquele medido anteriormente, mas com o braço vazio, garantido que a quantidade de amostra coletada é suficiente. A nave tem três cargas de nitrogênio a bordo, o que permite três tentativas.

Assim que for determinado que a coleta da amostra foi bem-sucedida, a cabeça do braço TAGSAM será recolocado dentro da cápsula. A missão deixará a orbita de Bennu em meados de 2021 e retornará em 24 de setembro de 2023.

Essa será a terceira missão de retorno de um asteroide, seguindo as sondas japonesas Hayabusa e Hayabusa-2.


Asteroide Bennu
Batizado oficialmente como 101955 Bennu, a rocha é um asteroide do tipo Apollo, descoberto pelo projeto LINEAR em 11 de setembro de 1999. Tem cerca de 493 metros de comprimento e é monitorado constantemente pela Rede do Espaço Profundo (Deep Space Network) e pelo radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico.

Modelos orbitais mostram que Bennu possui um grande potencial de atingir a Terra, com uma série de oito impactos potenciais entre 2169 e 2199. Atualmente, 16 de outubro de 2020, Bennu se localiza a 311 milhões de km da Terra.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -