Quarta-feira, 15 nov 2006 - 06h14

Chile registra terremoto moderado próximo à cordilheira

Quarenta e oito horas após o forte terremoto de 6.8 graus Richter, ocorrido no último dia 13 na cidade argentina de Santiago del Estero, a rede sísmica mundial detectou outro evento, desta vez de intensidade moderada, na América do Sul.

O sismo, que registrou 5.8 graus Richter, ocorreu às 22h22 UTC (20h22 Hora de Verão de Brasília) de terça-feira, sob as coordenadas 23.27°S e 68.43°W, aproximadamente a 105 km a sul-sudeste de Calama e a 205 km a leste de Antofagasta, ambas no Chile. De acordo com dados recebidos, a profundidade do evento foi calculada em 109 km.

Este é o segundo evento registrado em menos de dois dias abaixo do solo sul-americano.

No dia 13 de junho de 2005, um terremoto de 7.8 graus atingiu a cidade chilena de Tarapaca. Em 2004, outro evento de 6.5 foi registrado junto à fronteira argentina. O maior sismo naquele país atingiu 9.5 graus Richter, no dia 22 de maio de 1960.

Da mesma forma que o sismo registrado na Argentina há dois dias, o terremoto de ontem também foi provocado pela pressão crescente entre as placas tectônicas sul-americana e de Nazca, a oeste do continente. Essa pressão entre placas é também a responsável pela formação da Cordilheira dos Andes, na fronteira com o Pacífico.

Gráfico: Detalhe das placas tectônicas da América do Sul e de Nazca.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe