Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Domingo, 13 fev 2011 - 08h59
Por

Chile volta a sofrer fortes abalos sísmicos na manhã deste domingo

O Chile voltou a sofrer novos terremotos na região de Bio-Bio, localizada na costa central do país. O abalo mais intenso ocorreu às 08h35 (BRT) e teve seu epicentro estimado a 13 km de profundidade, sob as coordenadas 36.62S e 73.16W, aproximadamente a 25 km da cidade de Antofagasta.

O segundo tremor ocorreu na mesma localidade, a 15 km de distância do evento maior, cerca de duas horas antes. O mapa abaixo mostra a localização do epicentro.

Considerando a magnitude e a baixa profundidade em que ocorreram, estes tremores têm potencial suficiente para causar pesados danos e vítimas fatais, mas até agora não foram registradas ocorrências.

Desde sexta-feira, a região de Bio-Bio vem sofrendo uma série de terremotos de moderada e forte intensidades, o maior deles chegando a 6.8 graus de magnitude, todos ainda relacionados ao grande terremoto de 8.8 graus que sacudiu o país em 27 de fevereiro de 2010.

O evento de hoje, de 6.0 graus de magnitude liberou a mesma energia que a detonação de 1 bomba atômica similar a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 15000 toneladas de TNT.

Importante: Esta notícia pode sofrer alterações ao longo do dia







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Nada contribui mais para a paz de espírito, como não ter opinião sobre coisa alguma" - Georg Lichtenberg