Terça-feira, 21 set 2010 - 10h05

China avança e mantém plano de pisar na Lua em 2025

A China está firme em suas metas na conquista do espaço. O país reafirmou nesta segunda-feira (20), que a Administração Espacial Nacional Chinesa espera realizar uma missão tripulada à Lua em 2025. Antes, duas sondas irão examinar o terreno de Marte já em 2013 e de Vênus em 2015.

Astronauta Chinês Zhai Zhigang deixa o módulo orbital Shenzhou 7

O país lançou sua primeira missão lunar em 2007 enviando a sonda não tripulada Chang'e-1 para a órbita da Lua. Depois de conseguir transmitir imagens da superfície lunar para a Terra, a missão foi encerrada em março deste ano quando a sonda se chocou contra o solo lunar.

Nos próximos meses, antes de acabar o ano, a China deve lançar o novo satélite de sondagem da Lua, o Chang'e-2, de acordo com o Programa Chinês de Prospecção Lunar. Nesta etapa, a sonda deverá realizar pesquisas a uma órbita de 100 quilômetros do astro com o objetivo de obter o máximo de informações para a aterrissagem final da Chang'e-3 em 2013.

Em paralelo as missões lunares, a China trabalha no projeto para a construção de uma nova estação espacial própria que deverá ficar pronta daqui a 10 anos.

Estação Espacial da China

O primeiro módulo espacial Tiangong-1 foi concluído em agosto e será lançado ano que vem. Ele será o início da plataforma aonde outros módulos irão se acoplar no futuro.

Destemido, o programa chinês, vem comunicando suas metas e seus projetos sem buscar a ajuda de outras potências espaciais, como a Rússia e os Estados Unidos. A construção de uma segunda estação espacial que funcionará simultaneamente à Estação Espacial Internacional (ISS), deverá acontecer de forma independente.


Fotos: No topo, o chinês Zhai Zhigang deixa o módulo orbital Shenzhou 7 e se torna o primeiro taiconauta do país a fazer um passeio espacial, em setembro de 2008. Na sequência, parte da construção do módulo Tiangong-1 que pesa 8,5 toneladas e será o principal bloco que dará início a construção da estação espacial da China. Crédito: CCTV.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel