Segunda-feira, 28 jan 2008 - 17h08
O tempo só piora na China há duas semanas e às vésperas da comemoração do Ano Novo chinês, o país registrou as piores nevascas dos últimos 50 anos. Milhares de pessoas estão desabrigadas ou isoladas e até o momento são 24 vítimas fatais em consequência das baixas temperaturas, informou a agência de notícias estatal Xinhua nesta segunda-feira (28).
As tempestades de neve provocaram um verdadeiro caos no sistema de transporte e uma crise de abastecimento. São mais de 77 milhões de pessoas afetadas pelo mau tempo. 17 províncias já sofreram blecaute. As nevascas fecharam aeroportos, bloquearam estradas e chegaram a interromper o sistema ferroviário. A sistuação se complica pois nesta época existe um grande fluxo de viajantes por conta do feriado de Ano Novo. Na noite de sábado, cerca de 150 mil passageiros ficaram isolados na estação ferroviária central da cidade de Cantão, que fica na província de Guangdong. Uma queda no fornecimento de eletricidade paralisou 136 locomotivas na província vizinha, Hunan, e obstruiu a linha Pequim-Cantão. As estradas que ligam Pequim à província de Guangdong também continuavam fechadas nesta segunda-feira.
Os problemas se estendem a produção e distribuição de alimentos, além do abastecimento de combustíveis. Até sexta-feira, a neve já havia destruído mais de 155 mil hectares de plantações e causado o desabamento de 5.144 casas, de acordo com as estimativas das autoridades. O governo já determinou, em caráter de urgência, o aumento da produção de carvão, eletricidade, gás natural e petróleo para conter a falta de combustíveis. O mau tempo e a crise de abastecimento obrigaram o governo a decretar alerta vermelho, categoria utilizada apenas em situações consideradas realmente perigosas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Lágrimas de mulher: a mais poderosa força hidromotriz do mundo" - Alberto Frattini -