Terça-feira, 26 mai 2009 - 07h12

China planeja enviar missão tripulada à Lua em 2025

A China estuda a viabilidade de enviar uma missão tripulada à Lua entre 2025 e 2030. Na corrida espacial, a tecnologia, os custos e os desafios estão em jogo.

"Através do desenvolvimento das sondas lunares, nós fizemos progressos constantes na habilidade de explorar o espaço", disse Ye Peijian, designer chefe da sonda lunar no Projeto Chang'e, durante conferência.

O projeto da China na Lua tem três fases. O país lançou sua primeira missão lunar em 2007 enviando a sonda não tripulada Chang'e-1 para a órbita da Lua.

Em janeiro do ano passado, a nave conseguiu transmitir imagens da superfície lunar para a Terra. Chang'e-1 terminou sua missão em março deste ano quando se chocou contra o solo lunar.

A previsão é que a China faça o lançamento da sua segunda sonda lunar, Chang'e-2, em 2010. O objetivo nesta etapa é a realização de pesquisas a uma órbita de 100 quilômetros da Lua com o intuito de preparar a aterrissagem final da Chang'e-3, possivelmente em 2013. O veículo ficará na Lua por três meses.

Só então após essas etapas, o país estará preparado para o desafio final: levar uma missão tripulada à Lua, o que deve acontecer pela agenda chinesa até 2030.


Foto: O chinês Zhai Zhigang deixa o módulo orbital Shenzhou 7 e se torna o primeiro taiconauta do país a fazer um passeio espacial, em setembro de 2008. Crédito Xinhua/CFTV-4.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel