Procure no Apolo11
Segunda-feira, 4 fev 2019 - 10h07
Por Rogério Leite

China revela: lado oculto da Lua é bem mais frio do que pensado

Dados obtidos durante as missões Apolo revelaram que durante a noite a temperatura alcançava 170 graus negativos no lado visível da Lua. Sem medições do lado oposto, os cientistas acreditavam que na face oculta os valores seriam os mesmos, mas novas medições mostraram que não é bem assim.

Lado Oculto da Lua
Face oculta da Lua registrada pela nave estadunidense Clementine, em 1994.

De acordo com os novos dados obtidos pela missão chinesa Chang'e 4, a temperatura noturna na face distante da Lua é de cerca de 190 graus negativos, aproximadamente 20 graus mais fria do que imaginado até agora.

Os dados foram coletados pelo jipe-robô Yutu-2, em atividade na superfície distante da Lua desde 3 de janeiro de 2019.

Continua após a publicidade


Segundo equipe chinesa que controla e estuda os dados enviados pela sonda, é possível que esta discrepância de temperaturas tenha relação com a diferente composição do solo entre as duas faces do satélite, embora seja necessária uma análise mais profunda para estabelecer exatamente porque isso acontece.

Atualmente, o jipe está localizado a 18 metros de distância do módulo de pouso, um local repleto de pequenas crateras que tornam exploração mais desafiadora.

modulo lunar change-e4 na superficie da lua
modulo lunar change-e4 na superficie_da_lua


"O lado mais distante da Lua (também chamado de face oculta) tem características únicas e nunca foi explorado, por isso a Chang'e 4 pode nos trazer avanços e descobertas", disse Zou Yongliao, diretor da divisão de exploração espacial lunar e profunda da Academia Chinesa de Ciências.

Chang'e 4 é uma das missões emblemáticas da Agência Espacial Nacional da China e utiliza instrumentos desenvolvidos por cientistas na Suécia, Alemanha, Holanda e Arábia Saudita. A missão anterior Chang'e 3, já sobreviveu a 60 noites lunares e ainda está firme e forte.

A Lua é um dos objetos mais frios do Sistema Solar. Nas crateras profundas onde o Sol nunca chega, a temperatura não é superior a algumas dezenas de graus acima do zero absoluto, ou seja, 273,15 graus Celsius.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -