Sábado, 25 ago 2007 - 11h04

Chineses vão criar rede de sensores sem fios na Antártida

Foi anunciado para o mês de outubro, a instalação de uma rede de sensores sem fios em uma área próxima ao Pólo Sul. A iniciativa é de cientistas chineses, que buscam coletar dados para ajuda no controle de mudanças climáticas nas geleiras da Antártida.

A rede é formada por aparelhos do tamanho de um telefone celular e vai recolher dados do ponto mais alto do planalto antártico, a 4.093 metros acima do nível do mar.A região chamada de Cúpula A, é considerada o melhor ponto da Terra para observar as estrelas. O céu é limpo e durante o inverno não sofre interferência de distorções provocadas pela luz solar e vapor.

Junto com dados fornecidos por satélites, os cientistas chineses vão criar mapas de alta resolução da Antártida e medir os movimentos da camada de gelo, rastreando também o degelo na superfície do continente. A missão também vai perfurar o gelo até 3 mil metros de profundidade e recolher informações sobre o clima há um 1 milhão de anos atrás.

A estação contará com sete telescópios, um radar acústico e dois sistemas para controlar os movimentos atmosféricos. Está é a 24ª expedição da China rumo à Antártida.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel