Sexta-feira, 7 fev 2014 - 11h33
Por Rogério Leite

Choque de asteroide cria cratera de 30 metros no Planeta Vermelho

Todos os planetas do Sistema Solar estão sujeitos a serem atingidos por asteroides que vagam pelo espaço e com Marte isso não é diferente. Recentemente, o planeta foi atingido por um desses objetos e a cratera formada já pode ser vista nas imagens tomadas do espaço.

Nova cratera em Marte
Clique para ampliar

Estima-se que cerca de 200 meteoritos atinjam Marte todos os anos, mas alguns desses impactos chamam muito a atenção devido ao tamanho da cratera e das cicatrizes deixadas. Esse é o caso dessa nova feição, registrada pela sonda estadunidense Mars Reconnaissance Orbiter, MRO.

A cratera foi criada em algum momento entre julho de 2010 e maio de 2012 e foi descoberta pela câmera de baixa resolução usada para macro análises de superfície. As cenas mostravam uma aparente mudança de terreno ocorrida entre o período da coleta das imagens.

Baseado nessa evidência os pesquisadores solicitaram o imageamento em alta resolução da região através do experimento HiRISE, High Resolution Imaging Science Experiment, a bordo do orbitador. O resultado mostrou uma grande e nova cratera de impacto de aproximadamente 30 metros de diâmetro.

Pelas imagens foi possível observar que o choque do objeto escavou e arremessou material do solo marciano a cerca de 15 quilômetros de distância, o que criou o típico padrão de linhas de ejeção facilmente identificado na foto.


Foto: Cena registrada pela sonda estadunidense MRO mostra a gigantesca cratera recém-formada pelo impacto de um pequeno asteroide. Crédito: Nasa/JPL, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy