Procure no Apolo11
Quarta-feira, 7 jun 2023 - 09h47
Por Rogério Leite

Cientista está quase 100 dias submerso e afirma que rejuvenesceu 10 anos

Cumprindo parte de um experimento da NASA, o cientista Joseph Dituri, de 55 anos, completou 99 dias em uma cápsula imersa nove metros abaixo do Oceano Atlântico. A missão é pesquisar o comportamento humano em um ambiente pressurizado e segundo ele já rejuvenesceu cerca de uma década desde que começou o experimento.

Joseph Dituri, antes e 90 dias após ter iniciado o experimento de confinamento a nove metros de profundidade.
Joseph Dituri, antes e 90 dias após ter iniciado o experimento de confinamento a nove metros de profundidade.

Nos próximos dias, Dituri deverá bater o recorde mundial de tempo em ambiente submerso, ultrapassando a permanência anterior de 73 dias. Em seu laboratório aquático o cientista testa novas tecnologias que deverão ser usadas pela NASA em futuras missões a Marte, entre elas os tratamentos para reverter a perda muscular e até mesmo diminuir a taxa de envelhecimento.

De acordo com o diário de bordo, Dituri cumpre regularmente uma rotina calculada de exercícios, além de trabalhar 1 hora por dias durante cinco dias por semana. “Estou conseguindo manter a massa muscular, mas a rotina pra fazer isso é simplesmente insana", afirmou o pesquisador. “Os números mostram que meu metabolismo aumentou e meu corpo ficou mais magro".

Continua após a publicidade


Laboratório onde joseph Dituri faz exercícios e pesquisas a nove metros de profundidade.
Laboratório onde joseph Dituri faz exercícios e pesquisas a nove metros de profundidade.

Rejuvenescimento
Em entrevista recente, Dituri explicou que faz exames diariamente com o objetivo de saber quanto seu corpo mudou desde que iniciou o experimento. Um dos testes revelou que os telômeros estão agora 20% mais longos que antes do início dos testes, o que, segundo ele, equivale há mais de uma década de rejuvenescimento.

Os telômeros são estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA, que formam as extremidades dos cromossomos. Sua principal função é impedir o desgaste do material genético, mas com o tempo essas estruturas encurtam. Pesquisas atuais mostram que os telômeros também sofrem desgastes após viagens espaciais, daí a importância dos estudos de Dituri.

Outro dado interessante revelado é que agora Dituri tem até 10 vezes mais células-tronco do que quando entrou em seu casulo. Comprovou-se também que o cientista - que também é oficial da marinha americana - experimenta entre 60% e 66% a mais de sono REM profundo todas as noites, além de ter os marcadores inflamatórios reduzidos pela metade e redução de 72 pontos no nível do colesterol.

Joseph Dituri é oficial da Marina dos EUA, pesquisador na área de ciências biomédicas <BR>e Ph.D. em ciências da Computação. Atualmente é responsável por coletar dados biológicos sobre si mesmo, confinado a nove metros de profundidade.
Joseph Dituri é oficial da Marina dos EUA, pesquisador na área de ciências biomédicas
e Ph.D. em ciências da Computação. Atualmente é responsável por coletar dados biológicos sobre si mesmo, confinado a nove metros de profundidade.

De acordo com cientistas que monitoram o experimento, as mudanças observadas na saúde de Dituri ocorrem devido à pressão no ambiente, em um processo similar ao das câmaras hiperbáricas, que melhoram o fluxo sanguíneo, o metabolismo e a microestrutura cerebral. Isso tem reflexo positivo nas funções cognitivas, físicas, sono e marcha.

Tricorder
Além de ser cobaia no experimento, o oficial-cientista também está testando um aparelho muito parecido ao tricorder, usado muito na série Jornada nas Estrelas. O objetivo do Tricorder moderno é examinar o corpo para monitorar a saúde de uma pessoa e com isso determinar se há necessidade de assistência médica.

Segundo o estudioso, ir a Marte pode levar mais de 200 dias e nesse tempo a perda de massa muscular será inevitável. "É fundamental chegar lá em boa forma. Até a musculatura dos olhos tende a diminuir e você chegar lá sem enxergar nada. Nosso objetivo é saber como diminuir essa perda muscular, seja com exercícios diários ou medicamentos que deverão ser desenvolvidos", explicou Dituri.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -