Procure no Apolo11
Quinta-feira, 01 mai 2008 - 15h19

Cientistas alemães divulgam estudo sobre controle do aquecimento global

Um estudo divulgado pela revista Nature prevê que o resfriamento nas águas do Atlântico Norte poderá controlar o aquecimento global.

As previsões feitas por especialistas alemães, indicam que a temperatura da Terra deve se manter estável na próxima década em razão da aproximação de ciclos climáticos mais frios. Este seria o ciclo natural das temperaturas do oceano Atlântico Norte.

O fenômeno é conhecido como Oscilação Multidecadal do Atlântico. A alteração das temperaturas da superfície do mar influencia diretamente as correntes marítimas que levam calor dos trópicos à Europa.

Continua após a publicidade


Segundo os especialistas, o fenômeno, ocorre num intervalo de 5 a 8 décadas e poderia explicar a elevação das temperaturas no início do século passado e depois a queda natural nos anos 40.

O estudo ainda revela através de um modelo de computador criado pelos cientistas, que as correntes quentes em direção à Europa estariam se enfraquecendo, abrindo espaço para a oscilação multidecadal e o conseqüente resfriamento das águas do Atlântico. Os efeitos poderão ser observados em todo o planeta.

Entretanto, essas projeções de estabilização das temperaturas, se aplicam apenas aos próximos 10 anos e após o período os termômetros devem voltar a subir.

“Temos de levar em consideração que há incertezas no nosso modelo, mas ainda assim, ele sugere uma invariabilidade nas temperaturas para em seguida acusar um novo aumento”, explica Noel Keenlyside, do Instituto de Ciências Marinhas Leibniz, da Universidade de Kiel.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -