Segunda-feira, 16 jun 2008 - 14h35

Cientistas anunciam descoberta de três planetas maiores que a Terra

Cientistas suíços e franceses anunciaram a descoberta de três novos planetas que gravitam em torno de uma estrela situada a 42 anos-luz da Terra, denominada HD40307. A informação foi publicada hoje no jornal francês "Le Monde".

Segundo Michel Mayor, cientista suíço que trabalha no Observatório Europeu Austral, ESO com a colaboração de colegas franceses, o trio de planetas tem massa até dez vezes superior à da Terra.

Sua descoberta foi divulgada durante o congresso "Super Terras Extra-Solares", realizado pela universidade de Nantes, no oeste da França, que acontece até a próxima quarta-feira. Em 1995, Mayor descobriu junto com Didier Queloz o primeiro exoplaneta, ou seja, o primeiro planeta situado fora do sistema solar.

Os três novos planetas têm massa de 4.2, 6.7 e 9.4 vezes a da Terra, e sua velocidade de translação é extremamente alta em relação a de nosso planeta. Um dos novos objetos completa uma volta ao redor da estrela HD40307 em quatro dias, contra os 365 dias que a Terra leva para orbitar o Sol. Os outros dois demoram 10 e 20 dias, respectivamente, para concluir suas órbitas.

Segundo a reportagem publicada no Le Monde, a detecção dos novos planetas ocorreu após cinco anos de monitoramento da estrela HD 40307, realizado através do telescópio La Silla, instalado no Chile.

Até hoje foram descobertos mais de 270 exoplanetas, a maior parte deles de dimensões semelhantes às de Júpiter e Saturno.

Saiba Mais
Veja no Apolo Channel o vídeo comparativo que mostra o real tamanho dos planetas e estrelas. Clique aqui

Arte: Concepção artística mostra os planetas recém descobertos. Em destaque a estrela HD 40307, distante 42 anos-luz da Terra.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe