Procure no Apolo11
Quinta-feira, 29 nov 2007 - 14h56

Cientistas confirmam a existência de raios no planeta Vênus

Cientistas da ESA, a agência espacial européia, confirmaram a existência de raios na atmosfera do planeta Vênus. Imagens da superfície do planeta foram captadas pela sonda Magellan, da Nasa, e confirmam uma teoria de 1978, que discutia a possibilidade da ocorrência de raios no planeta.

Continua após a publicidade


Segundo o físico Stanislav Barabash, a confirmação de relâmpagos indica a existência de uma grande fonte de energia e que pode alterar a química da atmosfera do planeta. "Estes são os primeiros resultados globais iniciados pela sonda Venus Express em 2006, e que está no apogeu de sua trajetória", comentou Dmitri Titov, coordenador científico da missão da ESA.

Os resultados de análises químicas da atmosfera do planeta e uma cartografia técnica de sua superfície deverão ser divulgados nos próximos meses.

Em 2006, os cientistas já comprovaram que toda a água existente em Vênus no passado evaporou, deixando apenas alguns rastros em sua superfície. A água evaporou por causa da presença de CO2 e do calor ao longo dos anos.

Mesmo sendo parecido com a Terra em volume e massa, o planeta possui muitas diferenças na superfície, como a presença de 96.5% de dióxido de carbono em sua atmosfera. Por ter maior proximidade com o Sol, as temperaturas chegam a mais de 450°C.

Vênus, o planeta mais brilhante do Sistema Solar também é coberto por uma camada atmosférica quente de quase 100 km de espessura. Sua variabilidade é enorme com os ventos que podem passar de 200 km/h para 400 km/h a 70 km de altitude. "Os oceanos desapareceram, só há três centímetros de água na atmosfera", afirma Barabash.

Uma justificativa apontada pelos cientistas da ESA, para a eliminação das superfícies aquáticas seria a numerosa presença de hidrogênio pesado nas moléculas de água, 150 vezes superior a das moléculas terrestres.

Foto: No topo, cena mostra detalhe da interação entre Vênus e o vento solar. Clique sobre a foto para ver a animação diretamente no site da ESA. Na seqüência, outro frame de animação, mostrando as tempestades elétricas no planeta.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -