Sexta-feira, 4 ago 2006 - 08h23

Cientistas da Nasa confirmam mudança gravitacional na Indonésia

Cientistas da Nasa divulgaram ontem que o terremoto ocorrido em Sumatra em dezembro de 2004 alterou a atração gravitacional exercida por aquela região do planeta.

A constatação foi baseada em dados científicos coletadas pelo satélite geodésico Grace (Experimento de Recuperação de Clima e Gravidade)

Esta é a primeira vez na história que especialistas usam satélites para detectar mudanças nos padrões gravitacionais do planeta e auxilia no estudo sobre o que ocorreu na Terra após o violento terremoto de 9.3 graus Richter ocorrido na região de Sumatra. Naquela ocasião o terremoto desencadeou um tsunami que matou quase 250 mil pessoas na região do oceano Índico.

O sismo de 2004 se seguiu após o deslizamento de duas placas tectônicas que sustentam o leito submarino an região da Indonésia. O deslizamento se deu em uma região de mais de 1000 quilômetros de comprimento, onde a placa indiana afunda por baixo da placa de Burma, em um processo conhecido por subducção. A intensidade do tremor foi tão intensa que provocou o levantamento abrupto do leito submarino em milhares de quilômetros quadrados.

De acordo com Shin-Chan Han, pesquisador da Universidade Estadual de Ohio, o terremoto afetou de diversas formas a gravidade naquela área. Segundo Han, a elevação brutal do fundo do mar mudou a geometria da região de Andaman e alterou todas as medições feitas por GPS. Outro fator determinante para a mudança gravitacional se deve à mudança da densidade da rocha abaixo do fundo do mar, provocando alterações detectáveis na gravidade.

O satélite Grace foi lançado em 2002 e desde então vem reunindo medições da gravidade na superfície da Terra. Han e colegas acumularam dados referentes a vários anos para aquela região do Índico e eliminaram todas as variações sazonais observadas na região que afetam os padrões gravitacionais, entre elas as cheias do rio Mekong.

O estudo de Han será publicado esta semana na revista Science.

Imagem: Após alimentarem os supercomputadores com os dados coletados, a equipe de Han conseguiu mapear as alterações gravitacionais, criando um gráfico que mostra u aumento significativo da gravidade em um dos lados da falha e um diminuição da intensidade no outro lado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe