Segunda-feira, 14 jan 2013 - 06h49
Por Rogério Leite
Pesquisadores da agência espacial americana, Nasa, deram um verdadeiro banho de água fria nas tentativas recentes de se criar uma nova data fatídica para o fim do mundo. Utilizando dados recentes, os cientistas concluíram que as chances de Apophis se chocar com a Terra são agora muito remotas. Ufa!
Clique para ampliar Descoberto em 19 de junho de 2004, Apophis ganhou rapidamente a atenção dos cientistas e do público em geral. E não é para menos. A rocha tem cerca de quatro vezes o tamanho de um campo de futebol e os cálculos iniciais indicavam que existiam 2.7% de possibilidades de impacto durante a aproximação prevista para o ano de 2029 e grande chance para o rasante que ocorrerá em 2036. Algum tempo depois, após extensiva reanálise de dados a previsão de impacto para 2029 foi descartada, mas as chances de que Apophis poderia se chocar contra a Terra em 2036 estava mantida, o que fez de Apophis um dos objetos mais perigosos de todos os tempos a ameaçar realmente o nosso planeta.
Recentemente, utilizando dados de telescópios óticos e radioastronomia do Sistema Solar, pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, refizeram os cálculos e concluíram que as chances de Apophis se chocar contra a Terra em 2036 são mínimas e descartaram essa possibilidade. "Com os novos dados coletados pelos observatórios ópticos de Monte Madalena, no Novo México e Pan-Starrs, no Havaí, além de dados do Goldstone Solar System Radar nós verificamos que a chance de impacto é agora muito menor que aquela calculada anteriormente e não passa de 1 em 1 milhão", disse Don Yeomans, chefe do programa NEO de Objetos Próximos à Terra, do JPL.
Apesar desse rasante ser realmente histórico, até 2029 ou 2036 aproximações muito mais perigosas acontecerão diversas vezes. Um delas é a do asteroide 2012 DA14, de 40 metros de comprimento, que em 15 de fevereiro de 2013 passará a apenas 27 mil quilômetros da Terra. Estão preparados?
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Ouro, s.m: Um metal amarelo vastamente apreciado por sua utilidade nas diversas formas de roubo chamado comércio" - Ambrose Bierce -