Sexta-feira, 15 jul 2005 - 06h24

Cientistas descobrem planeta esquisito fora do sistema solar

Um planeta recém-descoberto fora do Sistema Solar ocupa uma posição, em meio a três estrelas, que é impossível segundo as teorias atuais sobre formação planetária. A descoberta, do astrônomo Maciej Konacki,do Instituto de tecnologia da Califórnia, é noticiada pelo website da revista Nature.

O planeta de Konacki fica num sistema estelar triplo conhecido como HD 188753, na constelação do Cisne. A estrela principal do sistema é muito semelhante ao Sol, mas o planeta, 14% maior que Júpiter, orbita-a a uma distância de 8 milhões de quilômetros, ou 5% da distância entre a Terra e o Sol.

Segundo a teoria atual sobre formação de planetas, esse "Júpiter gigante" não poderia ter surgido onde está: acredita-se que planetas se formem com material acumulado ao redor de núcleos de gelo, e esse novo mundo fica muito perto de sua estrela para ter surgido assim.

A explicação tradicional para a posição do planeta seria a de que ele surgiu mais longe de sua estrela e migrou para perto - mas aí entram as outras duas estrelas do sistema, que giram em torno uma da outra e, também, do mesmo sol central: elas teriam engolido qualquer material mais distante que pudesse formar um planeta.

Uma hipótese é de que o planeta de HD 188753 tenha nascido exatamente onde está, mas a partir de um núcleo de materiais menos voláteis que gelo comum.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson