Procure no Apolo11
Terça-feira, 17 fev 2009 - 09h33

Cientistas divulgam estudo sobre campo de gelo em Marte

Um estudo divulgado este mês na revista científica Nature revela que o planeta Marte pode ter escondido um enorme campo de gelo no passado.

Continua após a publicidade


Cientistas do Centro Espacial Johnson, da Nasa, analisaram a região marciana de Meridiano Plano, um local plano próximo do equador, famoso por abrigar depósitos de hematita cristalina cinza. O mineral geralmente se forma em lagos ou em áreas com água parada.

Foram analisados sedimentos, restos químicos e a geologia de Meridiano Plano a partir de informações enviadas pela sonda espacial Opportunity.

A conclusão é que a reação de pequenos pedaços de gelo na poeira atmosférica poderia ser responsável pela composição química que existem nesses depósitos minerais.

De acordo com os autores do estudo, Paul Niles e Joseph Michalski, a teoria sobre a existência de água congelada em Marte há milhões de anos é sustentada pela hipótese de que o planeta vermelho se encontrava em um ângulo de movimentação ao redor do Sol diferente de hoje.

Em outubro do ano passado, a sonda Mars Reconnaissance Orbiter já havia detectado a presença de um novo tipo de mineral no planeta, o silício hidratado, conhecido também como opala. O silício hidratado é um forte indício e uma peça fundamental para a presença de água há milhões de anos em Marte.

Foto: Imagem registrada pela sonda Mars Reconnaissance mostra depósitos de opalas na superfície do Planeta Vermelho. Crédito: Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -