Segunda-feira, 01 dez 2008 - 06h53

Cientistas encontram fragmentos de meteoro no Canadá

Cientistas disseram ter encontrado na última sexta-feira, restos do meteoro de 10 toneladas que entrou como uma bola de fogo na atmosfera do Canadá em 20 de novembro.

Vários fragmentos foram encontrados perto do Rio Batalha, na fronteira entre Alberta e Saskatchewan, próximo da cidade de Lloydminster.

Os cientistas Alan Hildebrand e Ellen Milley, da Universidade de Calgary, afirmaram que milhares de fragmentos de meteorito poderiam estar numa área pouco habitada equivalente a 10 mil metros quadrados.

Moradores de três províncias de Alberta e Saskatchewan relataram que ouviram sons e zumbidos durante o evento. Testemunhas disseram que quando o meteoro cruzou o céu, seu flash foi tão brilhante como o sol.

Hildebrand avalia que o brilho do meteoro poderia ter sido visto até no norte dos Estados Unidos, a 700 km de distância da região. "Seria algo como uma lâmpada de 1 bilhão de Watts", disse o cientista.

Cada vez mais, os meteoros vêm chamando atenção dos observadores do céu ao redor do mundo. Um colecionador no Arizona chegou a oferecer US$ 9.700 pelo primeiro pedaço de 1 quilo de meteoro que for encontrado.

Foto: Fragmento de meteorito encontrado próximo à divisa entre Alberta e Saskatchewan, no oeste canadense. Crédito: Edmonton Sun/Calgary University.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Dizer a verdade é tão difícil quanto ocultá-la" - Baltasar Gracin