Terça-feira, 20 abr 2010 - 09h14

Cientistas estudam evidências de atividade vulcânica em Vênus

O planeta Vênus, o mais semelhante à Terra em tamanho e massa, ainda pode estar geologicamente ativo. Os cientistas conseguiram descobrir sinais precisos de atividades vulcânicas e o derramamento recente de lava na superfície de Vênus.

Vulcões em Vênus

Através da combinação de dados da Venus Express (da Agência Espacial Européia) e da nave Magellan (da NASA), a agência espacial americana mapeou 98% do planeta entre 1990 e 1994.

Os pesquisadores trabalham com a hipótese de que a lava derramada possa ser responsável pelo alisamento do solo do planeta. Vênus tem apenas mil crateras, um número considerado baixo se comparado à superfície de outros planetas do nosso sistema solar.

Os estudiosos ressaltam ainda que a taxa de vulcanismo poderá ajudar a entender o funcionamento do interior do planeta e os gases na sua atmosfera. De acordo com os pesquisadores, a região estudada em Vênus é geologicamente similar ao Havaí.

A atividade vulcânica coloca Vênus entre os poucos corpos do sistema solar com este tipo de fenômeno nos últimos três milhões de anos, o que novamente o aproxima da Terra. O surgimento dos dois planetas é estimado mais ou menos em 4,5 milhões de anos. Apesar de fortes semelhanças, Vênus tem uma superfície muito mais quente que a Terra capaz de derreter chumbo no solo e uma pressão 90 vezes maior que o nosso planeta.

Em julho de 2009, a Agência Espacial Européia, divulgou o primeiro mapa do hemisfério sul do planeta Vênus. Os resultam sugeriram a existência de continentes e um oceano no planeta e mais uma vez reafirmaram as semelhanças entre Vênus e a Terra.


Foto: Imagens geradas pela sonda Venus Express (ESA) e a nave Magellan (NASA) foram sobrepostas e revelaram o derramamento recente de lava na superfície de Vênus. A descoberta aproxima ainda mais o planeta da Terra e o coloca entre os poucos corpos do sistema solar com este tipo de fenômeno. Crédito: ESA / NASA

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax