Procure no Apolo11
Segunda-feira, 28 dez 2009 - 07h43

Cientistas investigam origem misteriosa de cratera submarina

Misteriosas depressões em formatos circulares vêm intrigando cientistas portugueses desde 2008. A região foi localizada durante um mapeamento da plataforma continental portuguesa a uma profundidade de dois quilômetros no fundo do Oceano Atlântico, a cerca de 150 km do arquipélago de Açores.

cratera submarina

Os cientistas trabalham com a hipótese mais provável da cratera maior ter sido formada pelo impacto de um meteorito há 17 milhões de anos. O círculo tem seis quilômetros de diâmetro e uma grande cúpula em seu centro, de três quilômetros de diâmetro e cerca de 300 m de altura. Ao lado direito, foi observada outra cratera semelhantes, porém em menor escala.

"Para termos certeza, precisamos coletar amostras e fazer um perfil das camadas de sedimento para determinar se as formações são resultantes de um impacto", afirmou o cientista Frederico Dias, da Estrutura de Missão Para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC).

Continua após a publicidade


A possibilidade de a cratera ter origem vulcânica já foi descartada pelos estudiosos, pois eles não encontraram qualquer vestígio de fluxo de lava no interior da formação ou em seus arredores.

O estudo em torno de um possível impacto de um meteorito na região foi apresentado durante a Reunião de Outono da União Geofísica Americana em San Francisco (EUA), onde todos os anos cientistas especializados em geofísica se reúnem. A teoria do impacto de um meteorito no oceano dividiu as opiniões dos cientistas durante o encontro.

Uma nova expedição está marcada para o início do próximo ano numa tentativa de recolher novas amostras da formação utilizando um veículo operado por controle remoto.

A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) foi criada pelo governo português com o objetivo de elaborar uma proposta de extensão de fronteira, além das atuais 200 milhas náuticas a ser entregue à Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.


Arte: Sondas do leito oceânico mostram imagens semelhantes à crateras a cerca de 150 km do arquipélago de Açores. Crédito: EMEPC.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -