Segunda-feira, 12 dez 2005 - 06h15

Cientistas observam nascimento de um novo oceano na Etiópia

Cientistas afirmaram ter testemunhado o que pode ser o nascimento de um novo oceano no nordeste da Etiópia, na África.

A equipe de cientistas britânicos e etíopes observou o desenvolvimento de uma fenda na região do Deserto de Afar em setembro e ficou surpresa com a velocidade com que a fissura se desenvolveu, chegando a 60 km de comprimento em apenas três semanas de observação.

A fenda seria apenas um pequeno passo em uma separação que pode ocorrer a longo prazo, com potencial de criar o novo oceano, em um milhão de anos.

"É o primeiro grande evento que observamos em uma área de fendas desde o surgimento de algumas técnicas por satélite que usamos agora, que nos dão a capacidade, com resolução e detalhes (suficientes), de ver o que realmente está acontecendo", disse Cindy Ebinger, da Universidade Real de Holloway de Londres.

A descoberta da equipe de cientistas britânicos e etíopes foi anunciada na quinta-feira na Reunião de Outono da União Americana de Geofísica, em São Francisco, Estados Unidos.


Forças da Terra
No passado, oceanos como o Atlântico se formaram quando os continentes se separaram. A América do Norte e a Europa ainda estão se movendo em direções opostas. Mas o evento registrado em setembro é visto como sem precedentes na história científica.

Ele começou com um terremoto no dia 14 de setembro e continuou com muitos tremores mais fracos.

"Cerca de uma semana dentro desta seqüência de eventos, ocorreu uma erupção vulcânica", explicou Cindy Ebinger. "Muitas cinzas foram atiradas no ar, muitas rachaduras apareceram no chão, algumas delas com mais de um metro de largura."

Pesquisadores já reconheciam que a região estudada, no Deserto de Afar, uma depressão seca e inóspita, foi atingida por forças semelhantes às que levaram à separação dos oceanos em eras geológicas recentes.


  • Notícias em Destaque - Clique aqui

  • LEIA MAIS NOTÍCIAS
    Base de Dados Completa

    Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
    Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
    Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














    Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

    Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

    "A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron