Procure no Apolo11
Sábado, 28 nov 2009 - 15h41

Cientistas pesquisam forte emissão das Galáxias Ultra luminosas

Quando vistas no espectro visível, o brilho absoluto das galáxias é praticamente igual, com pouca variação aparente. No entanto, quando observadas no seguimento do infravermelho algumas delas brilham tanto que sua luminosidade pode exceder a trilhões de vezes a do nosso Sol.


Clique para ampliar

Comparada às galáxias infravermelhas ultra luminosas, como são chamadas, nossa modesta Via Láctea se parece com uma tênue vela, com brilho aproximado de apenas 10 bilhões de sóis.

Batizadas com a sigla ULIRGs (Ultraluminous infrared galaxies) esses poderosos faróis infravermelhos foram descobertos na década de 1980 por satélites de pesquisa que trabalham nesse espectro eletromagnético e desde então a origem de sua violenta emissão tem sido largamente debatida.

Continua após a publicidade


A extrema atividade infravermelha é normalmente associada à interação entre duas ou mais galáxias e o imageamento ótico mostra que muitas das ULIRGs estão de fato em colisão. No entanto, isso não responde à questão sobre qual o mecanismo que alimenta esse brilho e levanta a questão se o mesmo processo, mesmo em menor intensidade, estaria ocorrendo também em nossa Galáxia.

As duas fontes primárias de produção de energia nas galáxias são a formação de novas estrelas e a atividade de acreção ao redor de maciços buracos negros nos núcleos galácticos. Ambas as fontes produzem a radiação necessária ao aquecimento da poeira cósmica - a origem da intensa radiação infravermelha.

Se por um lado a poeira cósmica é a fonte da radiação infravermelha, sua presença obscurece a observação através dos métodos tradicionais, o que faz com que as análises do que ocorre além dela tenha de ser feita através das assinaturas espectroscópicas típicas geradas pela emissão infravermelha. Em outras palavras, para entender o processo que ocorre além das partículas é necessário "ver" as cores das próprias partículas.

Para isso os cientistas utilizam a técnica de espectroscopia, que divide a luz proveniente de um objeto em vários seguimentos diferentes, permitindo aos pesquisadores conhecer as propriedades químicas e físicas responsáveis pelo processo.

Utilizando dados do espectrógrafo a bordo do telescópio espacial Spitzer, o astrônomo Guido Risaliti e mais sete pesquisadores ligados ao Observatório Astrofísico Smithsoniano, nos EUA, estudaram a emissão infravermelha de 71 galáxias infravermelhas ultra luminosas, na tentativa de quantificar e compreender as regras que tornam esses objetos tão luminosos neste seguimento eletromagnético.

Analisando as raias espectroscópicas, Risaliti e seus colegas descobriram que aproximadamente 70% das fontes têm a assinatura típica que indica a presença de um núcleo ativo. Os pesquisadores concluíram que, no que diz respeito à produção de energia, a formação das estrelas predomina em cerca de dois terços das fontes responsáveis pela emissão e no outro um terço o núcleo galáctico desempenha o papel dominante, sendo que entre as mais luminosas ULIRG o papel do núcleo é ligeiramente maior.

Nossa Via Láctea também tem um buraco negro super maciço em seu núcleo, mas a atividade atualmente inferida o torna bastante quieto. Talvez quando a Via Láctea se fundir ou colidir com a galáxia de Andrômeda em alguns bilhões de anos, um evento que muitos astrônomos suspeitam que irá ocorrer, a interação fará o núcleo galáctico se tornar mais ativo. Se isso de fato ocorrer nossa galáxia se tornará, se não ultra luminosa, então pelo menos mais luminosa do que é hoje em dia.


Foto: Galáxia NGC 1365. Esta galáxia tem um maciço buraco negro em seu interior que vem sendo sistematicamente estudado através do observatório Chandra de raios-x. O objetivo é medir os valores de temperatura gerados pela emissão de raios-x a partir do buraco negro, que segundo os pesquisadores, tem aproximadamente o dobro to tamanho do nosso Sistema Solar. Crédito: Smithsonian Astrophysical Observatory/Alan Chen.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -