Sábado, 17 mai 2008 - 09h03
Cientistas vão ao Ártico em busca de dados sobre a camada de gelo
Recentemente, alguns cientistas europeus e canadenses deixaram seus confortáveis laboratórios de pesquisa e rumaram para um dos mais inóspitos ambientes do planeta: o longínquo e gelado Ártico. O objetivo dos pesquisadores não é ver de perto o derretimento das geleiras do norte, mas assegurar a validade dos dados captados pelo satélite da missão CryoSat, garantindo que os resultados coletados pela sonda sejam os mais precisos possíveis.
![]() O trabalho dos cientistas está sendo realizado ao norte da Groenlândia e Canadá e atualmente se encontra na metade da campanha, programada para durar três semanas. CryoVEx significa CryoSat Validation Experiment, ou Experimento de Validação CryoSat.
O experimento é uma continuação de outras campanhas já realizadas e que tem como objetivo coletar dados e propriedades da neve e do gelo daquela região do planeta. Esses dados permitirão que os pesquisadores interpretem de maneira mais precisa as variações nas espessuras da capa de gelo, medidas com auxílio dos satélites da série CryoSat. Outro avião, do tipo Twin-Otter está sendo utilizado para transportar cientistas ingleses e canadenses às placas de gelo da Groenlândia e Canadá. Aviões militares norte-americanos também foram mobilizados para o abastecimento de combustível. Para isso a equipe de pesquisadores está em campanha. Durante as três semanas da expedição, serão realizadas uma série de medidas em pontos estratégicos, utilizando instrumentos similares aos que estarão no espaço em 2009. Em conjunto, os dados reais coletados servirão para corrigir os modelos matemáticos alimentados pelos dados do satélite, garantindo maior precisão nas previsões de longo prazo. Fotos: No topo, equipamento EM Bird, usado pelos cientistas para medir a espessura da capa de gelo. Com auxílio de helicóptero o sensor pode coletar dados por centenas de quilômetros. Na seqüência, uma das bóias equipadas com localizador GPS, capazes de enviar dados do deslocamento das placas de gelo. Acima, o cientista Rene Forsberg, ligado ao Centro Dinamarquês de Estudos Espaciais, executa perfurações sobre a capa gelada. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Sou acusado de buscar a verdade sem moderação" - Galena, 131-201 -