Terça-feira, 28 out 2008 - 12h57
Uma equipe de cientistas de diversas nacionalidades vai traçar pela primeira vez um mapa detalhado do leste da Antártida. O projeto que vai explorar a densa camada de gelo será financiado pela Inglaterra, Austrália e os Estados Unidos com um custo de 3,7 milhões de euros.
O estudo vai durar 4 anos e pretende analisar a composição e densidade do terreno do continente. Para isso os especialistas vão contar com radares especiais.
Estima-se que o leste antártico tenha a camada de gelo mais profunda do globo com uma densidade de 5 km. O resultado do mapeamento ajudará os cientistas a entender as mudanças do clima e prever futuras mudanças no nível dos mares. Serão três viagens a Antártida sempre durante o verão, a bordo de um avião DC-3 equipado especialmente para o trabalho. A primeira expedição acontecerá em dezembro. Segundo o professor Martin Siegert, da Universidade de Edimburgo, "isso nos permitirá ver pela primeira vez a forma do gelo, o terreno e os lagos que estão debaixo e nos ajudar a planejar futuras investigações e fornecer mais detalhes sobre as causas das mudanças climáticas".
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"As composições de Bach são desprovidas de beleza, harmonia e claridade melódica" - Johann Adolf Scheibre - crítico musical em 1773 -