Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Terça-feira, 28 out 2008 - 12h57
Por

Cientistas vão traçar mapa detalhado da Antártida

Uma equipe de cientistas de diversas nacionalidades vai traçar pela primeira vez um mapa detalhado do leste da Antártida. O projeto que vai explorar a densa camada de gelo será financiado pela Inglaterra, Austrália e os Estados Unidos com um custo de 3,7 milhões de euros.

O estudo vai durar 4 anos e pretende analisar a composição e densidade do terreno do continente. Para isso os especialistas vão contar com radares especiais.

Estima-se que o leste antártico tenha a camada de gelo mais profunda do globo com uma densidade de 5 km.

O resultado do mapeamento ajudará os cientistas a entender as mudanças do clima e prever futuras mudanças no nível dos mares.

Serão três viagens a Antártida sempre durante o verão, a bordo de um avião DC-3 equipado especialmente para o trabalho. A primeira expedição acontecerá em dezembro.

Segundo o professor Martin Siegert, da Universidade de Edimburgo, "isso nos permitirá ver pela primeira vez a forma do gelo, o terreno e os lagos que estão debaixo e nos ajudar a planejar futuras investigações e fornecer mais detalhes sobre as causas das mudanças climáticas".







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A maoiria dos homens é mais capaz de grandes ações do que de boas ações" - Montesquieu