Quarta-feira, 12 nov 2008 - 09h22

Cinegrafista registra impacto de asteróide sobre a África

No dia 7 de outubro de 2008 o Apolo11 publicou um artigo informando que o asteróide 2008 TC3, de aproximadamente 4 metros de comprimento, havia se chocado contra a atmosfera acima do nordeste da África. Até então, o que se tinha de concreto sobre o evento eram os relatos de testemunhas de um avião, que viram um pequeno ponto luminoso cruzar o horizonte.

Asteróide 2008 TC3 sobre o Norte do Sudão

Passados pouco mais de 30 dias do choque, a Nasa e a Universidade de Cartum, no Sudão, divulgaram as primeiras imagens do impacto, registradas pelo cinegrafista sudanês Mohamed Elhassan Abdelatif Mahir. As cenas são frames da filmagem e mostram a trilha de fumaça deixada pelo impacto do bólido contra a atmosfera terrestre.

2008 TC3 era um asteróide de pequenas dimensões e todos os fragmentos provavelmente se evaporaram após a colisão. Segundo a Nasa, a energia liberada no momento do impacto foi equivalente à explosão de 1 tonelada de TNT.

Comemoração
Apesar do aparente risco, O choque do asteróide foi bastante comemorado pelos cientistas do NEO, um centro da Nasa que calcula os asteróides próximos à Terra. O motivo da comemoração é que esta foi a primeira vez que um asteróide foi descoberto antes de impactar contra a Terra e teve sua órbita e ponto de impacto calculados com antecedência.

O tempo transcorrido entre a descoberta e o momento do impacto foi de menos de 20 horas. Os cálculos foram feitos com bastante precisão e apontavam o norte do Sudão como local provável do choque, que ocorreu às 23h46 (Hora de Brasília).

Normalmente, asteróides similares ao 2008 TC3 atingem nosso planeta algumas vezes ao ano, mas essa foi a primeira vez que um objeto pode ser descoberto antes de se chocar.


Veja também: Os asteróides podem se chocar contra a Terra?


Foto: Trilha de fumaça deixada após o impacto do asteróide 2008 TC3 sobre o Sudão. Crédito: Mohamed Elhassan Abdelatif Mahir (Noub NGO), Dr. Muawia H. Shaddad (Univ. Khartoum), Dr. Peter Jenniskens (SETI Institute/NASA Ames)

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson