Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Terça-feira, 12 mai 2009 - 15h35
Por

Clima: especialistas de 121 países debatem futuro dos oceanos

As mudanças no clima já afetam os oceanos e podem futuramente deslocar milhões de pessoas das áreas costeiras, aumentar o nível das catástrofes e extiguir inúmeras espécies, advertiram especialistas durante a Conferência Mundial do Oceano.

O evento reúne cientistas de 121 países em Manado, na Indonésia até a próxima sexta-feira (15).

Há expectativa que ao final da Conferência seja firmado um acordo de redução dos efeitos das mudanças climáticas nos mares. O compromisso, entretanto, não terá caráter oficial e obrigatório, mas deve influenciar em negociações futuras sobre um acordo mundial de redução de gases poluentes, que substituirá o protocolo de Kioto em 2012.

"A maior ameaça que se abate sobre os oceanos é a derivada da mudança climática", afirmou Gabriele Goettsche-Wanli, diretora da divisão de Assuntos Oceânicos e Lei do Mar das Nações Unidas, em discurso na Conferência.

Goettsche-Wanli destacou estudos realizados por especialistas da ONU que indicam que o nível das águas aumentará um metro ou mais até o ano de 2100, o que afetará 100 milhões de pessoas na Ásia, 40 milhões na Europa e 5 milhões na África e América.

Os estudiosos defendem um sistema integrado de observação oceânica para entender melhor cada oceano e como eles estão sendo afetados pelas mudanças do clima no planeta.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A origem da ação é a falta de fantasia; é a última saída para aqueles que não sabem sonhar." - Oscar Wilde