Procure no Apolo11
Segunda-feira, 21 jun 2010 - 08h49

Com 130 km/h, Célia é o primeiro furacão do Pacífico Leste em 2010

Em seu boletim de numero 7, divulgado às 17h37 da tarde de domingo, o Centro nacional de Furacões, NHC, confirmou que os ventos da tempestade tropical Celia haviam aumentado de intensidade e transformado a tormenta no primeiro furacão da temporada de 2010 na bacia do Pacífico Oriental.

Furacão Celia - junho de 2010
Clique para ampliar

No momento do boletim, Celia se localizava sobre as coordenadas 11.6 N e 100.3 W a 590 km ao sul de Acapulco, na costa do México e seus ventos sustentados atingiam a marca de 120 km/h, com rajadas ultrapassando 150 km/h. Esses números colocaram Celia na categoria 1 da escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

Nas horas que se seguiram ao anúncio Celia apresentou ligeira elevação de intensidade e no último boletim divulgado, às 06h00 da manhã de segunda-feira, a tempestade pouco havia evoluído e os ventos com intensidade de furacão não ultrapassavam 130 km/h.

Continua após a publicidade


Praticamente estático sobre as águas quentes do Pacífico leste, Celia se encontra nesse momento a apenas 615 km da costa de Acapulco, poucos quilômetros mais distante que as observações anteriores. De acordo com o NHC, a tormenta se movimenta lentamente em sentido oeste, a 15 km/h e deverá manter essa dinâmica pelas próximas 48 horas, rumando em direção oposta à costa e aumentando ligeiramente de intensidade.

Ventos com força de furacão se estendem a 30 km a partir do olho do sistema e ventos com intensidade de tempestade tropical atingem até 110 quilômetros de distância.

Celia é um sistema de pequeno diâmetro. Modelos de previsão gerados em supercomputadores mostram que a tempestade não representa perigo para áreas costeiras nos próximos cinco dias e não tem potencial para se tornar um furacão de maiores dimensões.

No momento, a pressão barométrica medida por um avião caça-furacao é de 986 hPa (hectopascais).


Artes: No topo, imagem registrada no dia 19 de junho de 2010 pelo satélite de sensoriamento remoto Terra mostra o furacão Celia, ainda na condição de tempestade tropical, ao sul de Acapulco, no México. No lado esquerdo a cena também registra a tempestade tropical Blas, rebaixada nas últimas horas à condição de depressão tropical. Acima, modelo de previsão de cinco dias para o furacão Celia. Créditos: Nasa - Modis Rapid Response Team/NOAA/NHC/Apolo11.com

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -