Quarta-feira, 5 nov 2008 - 08h57
Com ajuda brasileira, nave Chandrayaan chega mais próximo da Lua
A nave indiana Chandrayaan-1 realizou com sucesso sua quinta e última manobra espacial, que a colocou ainda mais perto da Lua. O evento ocorreu às 22h25 pelo horário de Brasília, quando os propulsores da nave queimaram durante 150 segundos. Após a manobra, a órbita da Chandrayaan-1 foi ampliada para 380 mil km de apogeu, permitindo que a nave se posicionasse na trajetória de transferência lunar.
![]() Segundo os cientistas da Agência Espacial Indiana, ISRO, todos os sistemas estão funcionando corretamente e no dia 8 de novembro os motores de correção serão acionados, inserindo a nave finalmente dentro da órbita lunar, a 384 mil quilômetros da Terra. Neste ponto sonda será capturada pela gravidade da Lua e após diversos ajustes de correção de altitude, um pequeno impactador será lançado contra a superfície, se chocando contra o solo e gerando os primeiros dados científicos da missão.
O INPE utilizou as estações localizadas em Cuiabá (MT) e Alcântara (MA), que durante a missão passaram a integrar a Rede Indiana de Controle e Telemetria, que acompanhou a sonda Chandrayaan-1 desde o seu lançamento, no dia 22 de outubro. ![]() “A experiência adquirida no suporte à Chandrayaan-1 será aproveitada nos lançamentos, a partir do território nacional, dos futuros satélites do INPE. Nossa equipe não pode deixar de desejar à equipe da ISRO boa sorte e sucesso na próxima fase da missão, que é a colocação da Chandrayaan-1 em órbita lunar”, disse Pawel Rozenfeld, chefe do Centro de Rastreio e Controle de Satélites do INPE.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"O Primeiro de Abril é o dia que nos lembra o que somos nos outros 364 dias" - Mark Twain -