Procure no Apolo11
Sexta-feira, 27 jul 2007 - 09h33

Com denúncias de sabotagem e alcoolismo, Nasa vai ao espaço

Como se já não bastasse a descoberta da tentativa de sabotagem do ônibus espacial Endeavour, a Nasa, agência espacial americana, se vê novamente no centro das atenções. E dessa vez por um motivo nada nobre.

Uma comissão, formada pela própria agência americana para cuidar dos problemas de saúde dos astronautas, conclui que por duas vezes os tripulantes foram ao espaço praticamente bêbados. Segundo o relatório, divulgado pela revista Aviation Week, os astronautas haviam consumido tanto álcool nas 12 horas anteriores ao vôo, que passaram a representar sérios riscos para os companheiros na espaço.

Em ocasiões diferentes, outros médicos e astronautas preocupados já haviam advertido seus superiores sobre o estado de embriagues de alguns tripulantes, mas não foram tomadas providências.

Continua após a publicidade


O Centro Espacial Johnson, da Nasa, não quis comentar a reportagem da Aviation Week, mas informou pretende divulgar o relatório de duas avaliações médicas e comportamentais dos astronautas. Para isso convocaram uma entrevista coletiva, marcada para esta sexta-feira, dia 27.

A comissão de investigação médica e psicológica foi criada depois da prisão da astronauta Lisa Nowak, em fevereiro. Lisa, que já tripulou missões espaciais, foi acusada de tentativa de seqüestro de uma rival, que também mantinha relações amorosas com outro astronauta, William Oefelein. Ambos foram afastados da agência.


Pronto para o lançamento
Apesar das notícias ruins, a Nasa confirmou que o ônibus espacial Endeavour está pronto para o lançamento, previsto para ocorrer no próximo dia 7 de agosto, às 20h02 pelo horário de Brasília, partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A missão, oficialmente batizada de STS-118, será o vigésimo-segundo vôo à ISS, Estação Espacial Internacional, e o primeiro do ônibus espacial Endeavour desde 2002. A bordo da nave estará a especialista Barbara Morgan, uma professora-astronauta, que trabalha junto à Nasa há mais de 20 anos.

A missão STS-118 será comandada por Scott J. Kelly, veterano militar que já comandou a missão STS-103 em 1996, auxiliado pelo piloto Charles Hobaugh, veterano da missão STS-104, de julho de 2004. A bordo seguem dois astronautas também veteranos: o canadense Dafydd (Dave) Williams, da agência espacial canadense e o norte-americano Richard Mastracchio. Os especialistas Barbara Morgan, Tracy Caldwell e Benjamin Alvin Drew, completam a tripulação.

Fotos: No topo, parte da tripulação da missão STS-118 do ônibus espacial Endeavour checam instrumentos no compartimento de carga. Na imagem vemos o especialista canadense Dave Williams, ao centro, e Tracy Caldwell, à direita. Acima vemos a astronauta professora Barbara Morgan, que fará sua primeira missão ao espaço e a também novata, especialista Tracy Caldwell.

Leia também:
Nasa diz que computador de ônibus espacial foi sabotado

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -